19 de abril de 2010

Cosmético que nasce em árvore


Parceria bem-sucedida de pequena empresa com grandes universidades dá origem a hidratante inovador inspirado em prêmio Nobel.

O cosmético criado a partir da biodiversidade por pequena empresa brasileira supera as dificuldades de pesquisa e desenvolvimento nas relações entre universidade e indústria.

Em 2003, o americano Peter Agre ganhou o prêmio Nobel de Química pela descoberta das aquaporinas, proteínas tubulares que formam canais entre as células e permitiram entender como os tecidos do corpo, inclusive a pele, são capazes de reter tanta água. Para a indústria cosmética mundial, esse foi o tiro de largada da corrida por uma nova geração de hidratantes, com tecnologia inovadora. O desafio era desenvolver produtos que estimulassem, de forma eficaz e segura, a síntese de aquaporinas na pele humana.

A partir disso, então, a Chemyunion, uma empresa de Sorocaba, interior de São Paulo, com 100 funcionários, conseguiu esse feito após adotar uma série de atitudes que diferem bastante do "business as usual". Levou apenas quatro anos para desenvolver um produto de vanguarda, de padrão internacional, baseado na exploração sustentável da biodiversidade brasileira. Estabeleceu parcerias bem-sucedidas e duradouras com universidades (Unesp e Unicamp) e agências de fomento (Fapesp e Finep). E para fazer pesquisa e desenvolvimento (P&D) por conta própria, emprega mestres e doutores atualmente ocupados com a invenção de novos produtos, dos quais dez serão lançados até 2011. Algo raro num país em que o grosso da ciência e da tecnologia é produzido no meio acadêmico.

Experiências bem sucedidas como esta devem servir como fomentadoras de novas parcerias e idéias para que com isso possamos consolidar o P&D nas empresas/Universidades.

Para saber mais a respeito do novo hidratante acesse o link da revista unespciência de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...