27 de agosto de 2012

Obstáculos da atenção farmacêutica no Brasil

A Atenção Farmacêutica, entendida como um modelo de prática profissional desenvolvida no contexto da assistência farmacêutica, de acordo com a proposta de Consenso Brasileiro de Atenção
Farmacêutica, possui por finalidade aumentar a efetividade do tratamento medicamentoso, concomitante à detecção de problemas relacionados a medicamentos (PRMs). Compõe uma prática que vem sendo gradualmente aplicada em número crescente de farmácias comunitárias em diversas regiões, porém ainda como projetos individuais, enfrentando diversas dificuldades na sua incorporação, em parte devido ao desconhecimento e despreparo dos profissionais, bem como por certa rejeição por parte de proprietários de farmácias. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa com característica participativa, por meio de entrevista com questões abertas a farmacêuticos e proprietários de farmácia no Município de Curitiba, na qual houve interação das idéias, com o propósito de estabelecer permuta de informações sobre o referido conhecimento. Os resultados obtidos confirmam que a implantação da Atenção Farmacêutica enfrenta obstáculos que incluem o vínculo empregatício do profissional farmacêutico e a rejeição do programa por gerentes e proprietários das farmácias, além da insegurança e desmotivação por parte dos farmacêuticos, decorrente de elevada carga labutária e falta de tempo para dedicar-se ao atendimento, além da concorrência dos balconistas em busca de comissões sobre vendas. Constata-se a necessidade de estimular a atuação profissional, principalmente de acadêmicos e egressos profissionais, o que pode representar um primeiro passo ao sucesso da Atenção Farmacêutica e à abertura por parte dos empresários, uma vez que a sociedade começa a reconhecer a importância do atendimento realizado pelo farmacêutico.
http://www.scielo.br/pdf/rbcf/v41n4/a02v41n4.pdf

26 de agosto de 2012

Substâncias corantes em produtos de higiene pessoal - ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou recentemente uma lista atualizada de substâncias corantes permitidas para a fabricação de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Ficou então permitida a presença de traços dos íons cromato e cianeto, desde que seja tecnicamente impossível de ser evitada nas boas práticas de fabricação.
Através dos métodos analíticos atuais é possível identificar pequenas quantidades de traços de íons nos corantes.
Os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes devem ser seguros nas condições normais ou previsíveis de uso.
 

24 de agosto de 2012

SALIVA DE CARRAPATO PODE REDUZIR TUMORES CANCERÍGENOS



Saliva do carrapato pode reduzir tumores cancerígenos, principalmente melanomas. Pesquisa do Instituto Butantã financiada pela União Química Indústria Farmacêutica revela que a proteína existente na glândula salivar do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) tem propriedades anticoagulantes e antitumorais. “A eficácia desta substancia em humanos pode oferecer benefícios a milhares de pacientes”, destaca o diretor médico da União Química, Miguel Giudicissi.

O estudo começou em 2003 e vai entrar em fase de testes pré-clínicos que comprovam a eficácia e segurança farmacológica, conforme as regras da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A saliva do carrapato possui propriedades tóxicas, sem oferecer risco para as células saudáveis”, explica a farmacêutica Ana Marisa Chudzinski- Tavassi, coordenadora da pesquisa.

Pâncreas

“Recentemente a pesquisa apresentou excelentes resultados em câncer de pâncreas. Agora é preciso definir os próximos passos com o aval da Anvisa”, acrescenta Giudicissi. O câncer de pâncreas representa 2% de todos os tipos e responde por mais de nove mil novos casos anualmente. Dos pacientes que contraem a doença, 75% morrem no primeiro ano de tratamento. Cinco anos após a detecção do tumor, a taxa de mortalidade sobe pra 94%.

Fonte:  http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/621373/?noticia=SALIVA+DE+CARRAPATO+PODE+REDUZIR+TUMORES+CANCERIGENOS

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...