24 de agosto de 2012

SALIVA DE CARRAPATO PODE REDUZIR TUMORES CANCERÍGENOS



Saliva do carrapato pode reduzir tumores cancerígenos, principalmente melanomas. Pesquisa do Instituto Butantã financiada pela União Química Indústria Farmacêutica revela que a proteína existente na glândula salivar do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) tem propriedades anticoagulantes e antitumorais. “A eficácia desta substancia em humanos pode oferecer benefícios a milhares de pacientes”, destaca o diretor médico da União Química, Miguel Giudicissi.

O estudo começou em 2003 e vai entrar em fase de testes pré-clínicos que comprovam a eficácia e segurança farmacológica, conforme as regras da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A saliva do carrapato possui propriedades tóxicas, sem oferecer risco para as células saudáveis”, explica a farmacêutica Ana Marisa Chudzinski- Tavassi, coordenadora da pesquisa.

Pâncreas

“Recentemente a pesquisa apresentou excelentes resultados em câncer de pâncreas. Agora é preciso definir os próximos passos com o aval da Anvisa”, acrescenta Giudicissi. O câncer de pâncreas representa 2% de todos os tipos e responde por mais de nove mil novos casos anualmente. Dos pacientes que contraem a doença, 75% morrem no primeiro ano de tratamento. Cinco anos após a detecção do tumor, a taxa de mortalidade sobe pra 94%.

Fonte:  http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/621373/?noticia=SALIVA+DE+CARRAPATO+PODE+REDUZIR+TUMORES+CANCERIGENOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...