10 de novembro de 2010

Dicas para o preparo de suspensões


Suspensões são formas farmacêuticas compostas por duas fase, uma líquida ou contínua e outra sólida dispersa. As partículas sólidas são insolúveis na fase líquida, porém através da agitação podem ser facilmente suspensas.
Uma "boa suspensão" deve apresentar determinadas características tais como tamanho de partículas reduzidas, sedimentação lenta das partículas sólidas dispersas, fluidez, redispersão facilitada e estabilidade física, química e microbiológica. A composição compatível, bem como a técnica adequada de preparo são fundamentais para a obtenção de uma suspensão farmacêutica "elegante" e estável.
Existem diversos métodos de preparo de suspensões dentre eles, o mais rotineiramente empregado no preparo de suspensões em farmácia magistral, consiste na dispersão adequada da fase sólida com um agente molhante como por exemplo o propilenoglicol ou outro líquido viscoso compatível na fase líquida contendo um agente suspensor.

Procedimento de preparo de suspensão:
1:
Dispersar o agente suspensor adequado (ex. CMC-Na, metilcelulose, goma xantana, etc) no veículo adequado (ex. água, xarope simples, sorbitol 70%, etc).
2: Tamisar os sólidos insolúveis a serem dispersos.
3: Levigar os sólidos com o agente molhante para formar uma pasta, utilizando um gral com pistilo.
4: Adicionar 1 em 3, pouco a pouco, triturando no gral com o pistilo.
5: Transferir para um cálice.
6: Adicionar os adjuvantes (ex. conservantes, flavorizantes, edulcorantes, corantes, etc) previamente solubilizados na fase líquida ou outro sistema co-solvente, misturando bem.
7: Completar para o volume final com a fase líquida e misturar.
8: Embalar e rotular.
Observação: Como a suspensão é uma preparação viscosa, é comum haver uma perda significativa da formulação aderida no recipiente de preparo. Portanto, para compensar a perda, aconselha-se o preparo de uma quantidade excedente de 10%.

Link: http://dicasdefarmacotecnica.blogspot.com

Um comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...