11 de junho de 2014

Consulta pública sobre alergênicos

No dia 16 de junho, inicia o prazo para participação na consulta pública sobre a rotulagem de substâncias alergênicas em alimentos. O objetivo da norma é indicar no rótulo dos alimentos embalados as principais substâncias capazes de desencadear alêrgias alimentares.
A proposta é para que as indústrias citem nominalmente o uso de cereais com glúten, crustáceos, ovos, peixe, amendoim, soja, leite, castanhas e sulfitos quando utilizarem estes alimentos ou derivados entre os ingredientes. O texto da consulta pública vai levar em consideração as principais referências internacionais, como o Codex Alimnetarius, para alimentos com maior potencial de provocar alergias.
A participação na consulta pública é aberta a qualquer pessoa. O formulário eletrônico ficará disponível no site da Anvisa
A coordenação da campanha "Põe no rótulo" (  campanha criada no Facebook e já conta com mais de 60,6 mil curtidas), comemora a notícia e considera a consulta pública uma vitória das famílias. isto porque vai permitir que as pessoas, e em especial as mães de crianças, que apresentam alergias a alguns alimentos possam se prevenir dos riscos que a falta de informações nos rótulos podem trazer para as pessoas que têm alergia. Dependendo do grau de sensibilidade, o alérgico pode ter choque anafilático, fechamento da glote, além de outras reações graves que podem levar à morte. 
A próxima batalha das famílias e da sociedade, a partir do lançamento desta norma, será melhorar o atendimento dos serviços de atendimento ao consumidor (SACs) da indústria alimentícia que devem estar preparados para informar adequadamente a composição dos alimentos e a possibilidade de contaminação cruzada dos ingredientes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...