6 de maio de 2018

Como notificar um medicamento?


O profissional farmacêutico, assim como os demais profissionais da área da saúde, tem como obrigação a observação/análise das condições e características dos medicamentos e a disposição à conversa com o paciente para ouvir sua experiência com o medicamento.
Se houver a identificação de problemas com um medicamento deve ocorrer, sucessivamente, a notificação do mesmo para a ANVISA. Mas, como o profissional deve proceder esta notificação?
Primeiro de tudo deve-se isolar a espécime com alterações e identificar seu lote, que deverá também ser isolado. Após, o profissional deve entrar no site da ANVISA para realizar a notificação do problema, deixando o órgão regulatório ciente do problema ocorrido com certo medicamento. 
Já no site da ANVISA deve-se acessar a área de “Fiscalização e Monitoramento” (Fig. 1).


E, após, a opção “Notivisa” (Fig. 2).


Ao clicar nesta opção o profissional notificador poderá verificar os exemplos de fatos que levam à notificação de um medicamento (não somente problemas com o produto físico, mas até suspeita de falsificação ou falta de registro) e ver em qual destes sua “reclamação” se enquadra (Fig. 3). 

Para realizar o acesso ao sistema de Notificações deverá ser feito um breve cadastro do notificador na categoria que ele melhor se enquadrar e ao definir a “reclamação” a ser notificada será necessário escolhê-la em uma lista e responder a uma série de informações (lote, data de fabricação e validade, nome químico, nome comercial, problema evidenciado, quantidade, forma farmacêutica, etc) para uso da ANVISA na retirada do medicamento do acesso da população.


Como leitura adicional deste procedimento, indicamos o endereço eletrônico disponibilizado pela ANVISA que contém manuais de instrução para diferentes tipos de notificações: http://portal.anvisa.gov.br/notivisa/manuais


9 comentários:

Unknown disse...

A notificação de um problema relacionado a medicamentos por profissionais da saúde é deveras importante, e para isto, é essencial que o profissional saiba como conduzir esta notificação, tema que está muito bem abordado e explicado na postagem acima.

Bruna Nizoli disse...

A notificação é uma ferramenta importante pois é através destas notificações que vão ser avaliados pela Anvisa a segurança de tal medicamento, podendo gerar assim sinais de alerta ao paciente com medidas para eliminar possíveis prejuízos ocasionados aos seus usuários.

Daiane Madeira Huber disse...

É de extrema importância fornecer esse feedback para Anvisa, para que seja tomada as ações necessárias para solucionar problemas adversos com o medicamento.Essa postagem explicativa é de grande valia para o profissional. Muito bom saber onde recorrer e como fazer quando for necessário.

Unknown disse...

Essa é um ferramenta fundamental para que se tenha medicamentos de boa qualidade, mas que, infelizmente, muitos pacientes sequer sabem que existe e que muitos profissionais, médicos em sua maioria, não fazem questão alguma de usar. É preciso incentivar os profissionais da área de saúde para que a prática da notificação dos efeitos adversos ao medicamentos (RAMs) seja levada mais a sério e que se possa beneficiar o paciente.

Alexandre Pagel

Justine Di Primio disse...

A notificaçao é essencial no âmbito do profissional farmaceutico, pois com isto consegue-se um retorno da parte da ANVISA sobre o ocorrido, havendo sua intervenção da maneira adequada, evitando uma segunda ocorrência e possibilitando uma segurança do medicamento.

Unknown disse...

É de suma importância esse tipo de abordagem, pois assim conseguimos fornecer informações a ANVISA que não são conhecidas. Muito bem explicado, assim o profissional sabe a quem recorrer se for necessário.

Unknown disse...

Sem dúvidas a notificação é muito importante para que se tenha um medicamento de boa qualidade, através dessa ferramenta fornecermos informações a ANVISA para que problemas relacionados a medicamentos sejam resolvidos. Achei bem interessante o tema.

Andressa disse...

A notificação é um meio fundamental para que o profissional farmacêutico possa ter acesso a qualquer erro obtido que houver com tal medicamento. Ao repassar as informações para ANVISA, pode-se possibilitar segurança e também verificar se o medicamento é falso e não sofreu alterações, reduzindo possíveis gastos e prejuízos. Muito interessante.

Unknown disse...

A importância da notificação de medicamentos é vital para atuação do farmacêutico para orientar outros profissionais da saúde sobre o diagnóstico e a importância da notificação das reações adversas durante o tratamento com medicamentos, para assim qualquer problema que se tenha a vigilância possa intervir.
Silvana T.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...