Calixcoca – Vacina contra dependência de Cocaína.
A Calixoca é uma vacina em desenvolvimento, na Universidade Federal de Minas Gerais, como o objetivo de estimular o sistema imunológico a identificar as moléculas de cocaína presente na corrente sanguínea como agentes “indesejados”, enviar células para se agrupar ao redor desta molécula a deixando grande o suficiente para não ultrapassar a barreira hematoencefálica. A Calixcoca é uma molécula de categoria policíclica formada as unidades fenólicas ligas com a possibilidade de ligação de outras moléculas. A molécula lembra uma coroa, em cima e embaixo desta é estimular ligações 1 químicas. Na estrutura química do imunizante (tipo calixareno), nota-se uma estrutura similar a um cálice e servindo como carregador do antígeno, uma hapteno análogo de cocaína.
1-
2-
As imagens 1 e 2 mostram os antígenos propostos V4N2 e V8N2 respectivamente.
Durante os estudos pré-clínicos, em animais, foi demonstrado um potencial em estimular a produção de anticorpos contra cocaína. Contudo, ainda não se possui uma evidencia concreta de sua eficácia na redução da dependência química.
“Nos ensaios com roedores e primatas não humanos ‒ saguis da espécie Callithrix penicillata —, nossa vacina, denominada Calixcoca, não provocou efeitos colaterais significativos, apenas uma reação leve no local da injeção, sem comprometer a saúde geral dos animais”, afirma o médico psiquiatra Frederico Duarte Garcia, professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG e líder do estudo.
Segundo Paulo Sérgio de Almeida Augusto, os haptenos são moléculas com tamanho reduzido, por este fato o sistema imunológico não os reconhece como invasores. Ao acrescentar uma macromolécula carregadora é possível induzir uma resposta imunológica. Enquanto a cocaína é tida como um agente esranho, seu baixo peso molecular e a complexidade química permitem a permeabilidade a membrana hematoencefálica.
“A resposta até pode ser induzida quando a pessoa utiliza altas doses da droga e com elevada frequência, mas isso não ocorre com todo indivíduo.” diz Augusto.
Indico verem o vídeo de explicação com Frederico Duarte Garcia:
https://youtu.be/ZHWJZ3RhP7U?si=RB35-XHbPcEhs5me
Referencias:
https://patentscope.wipo.int/search/pt/detail.jsf?docId=US312971023&_fid=WO2019021140
http://somos.ufmg.br/professor/frederico-duarte-garcia
https://revistapesquisa.fapesp.br/uma-potencial-vacina-contra-a-cocaina/
Erica Jardim
2 comentários:
Bem interessante e animador esse tema. A cocaína é uma das drogas mais perigosas e devastadoras do sistema nervoso e também de outros órgãos, a perspectiva de se ter uma vacina para ajudar nessa batalha que milhares de famílias enfrentam diariamente, é uma noticia promissora.
Interessante como atualmente as vacinas estão criando uma nova área de pesquisa, a pouco tempo atrás não imaginava que chegaríamos num nível de conseguir ter a oportunidade de tratar dependentes químicos com a vacinação.
Daniel Varela
Postar um comentário