Na farmácia, o ALMOFARIZ, objeto de grande valor histórico, simbólico e artístico, continua sendo até os dias de hoje o ícone da profissão farmacêutica.
A evolução da farmácia enquanto área do saber com técnicas e métodos específicos parece estar intimamente ligada à utilização e evolução do almofariz.
A história do almofariz prova a utilidade real de um instrumento com milhares de anos de fabricação e preparação das mais variadas formas farmacêuticas. A sua utilização acompanhou a humanidade desde a antiguidade remota até os nossos dias. Apesar da enorme evolução científica e tecnológica que as ciências farmacêuticas sofreram ao longo dos tempos, o almofariz permaneceu sempre como um instrumento essencial e onipresente nas farmácias, desde as velhas boticas até as atuais farmácias comunitárias, sendo necessário para a execução de funções fundamentais na manipulação de medicamentos.
O almofariz é considerado um objeto de grande importância, não só pelo aspecto sentimental que apresenta para a profissão farmacêutica, como também como testemunho da arte farmacêutica.