A palavra ENTUSIAMO vem do grego e significa ter um Deus dentro de si. Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários Deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos Deuses e por causa disso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres (Deusa da agricultura) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante. Segundo os gregos, só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, ENTUSIASMAR-SE.
Assim, o entusiasmo é diferente de otimismo. Otimismo significa eu acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, nas entidades sociais de hoje, é preciso ser entusiasmado.
A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita 'na força que as pessoas tem de transformar o mundo e a própria realidade.
E só há uma maneira de ser entusiasmado: É AGIR ENTUSIASTICAMENTE!!!!
Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos. Não é o sucesso que traz entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. Conhecemos pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova vida.
COMO VAI SEU ENTUSIASMO?
Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais,acredite jamais sairá desta situação. É preciso acreditar em você. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e seja entusiasmado, especialmente com você. VOCÊ VERÁ A DIFERENÇA.
Adaptado do livro: Socorro! Preciso de motivação. do autor: Luiz Almeida Marins Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário