8 de setembro de 2009

Ciência e Tecnologia crescem exponencialmente no Brasil

Com esta frase o Dr. Marco antônio Zago, presidente do CNPq resumiu sua palestra na cerimônia de abertura do 7º CIFARP.
Dr. Zago na sua exposição pode demonstrar o panorama dos investimentos e das pesquisas realizadas no Brasil. Foi muito gratificante vislumbrar que a pesquisa no Brasil vem crescendo e alcançando números até pouco tempo inacreditáveis. Inclusive superando países com maior tradição na área. Além do que os investimentos realizados não só pelo CNPq, mas também pelos outros órgãos de fomento, também vem alcançando números vultosos.
E não são apenas em número que estas pesquisas vem crescendo, mas também vem adquirindo qualidade invejável, o que pode ser comprovado pelo número de artigos que vem sendo publicados ao longo dos anos em conceituadas revistas científicas.

Em resumo, apesar da política ainda ser motivo de grandes escândalos e constrangimentos para o nosso País, podemos dizer que a partir destes dados podemos dizer que ficamos orgulhosos de sermos Brasileiros.

Esperamos que os incentivos e investimentos possam continuar sendo alocados e sempre em números crescentes para que possamos atingir a excelência em Ciência e Tecnologia.

2 comentários:

Maurício Ferreira disse...

Espero que uma boa fatia desses investimentos seja dedicada à produção e pesquisa de medicamentos, principalmente para doenças negligenciadas.

Abraços Fabian!!! Nos dê notícias do congresso!

Fabian Primo disse...

Prezado Maurício,

É interessante você ter comentado sobre os investimentos em doenças negligenciavéis. Assisti duas palestras sobre a síntese e o planejamento de moléculas bioativas a partir de produtos naturais para uso em doenças negligenciáveis, tais como a doença de chagas. Os professores Adriano Andricopulo (USP) e Vítor Ferreira (UFF) tem feito várias perquisas e avanços nesta área. Vale a pena conferir o trabalho deles.

Abraços....

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...