28 de julho de 2011

'Superanticorpo' pode resultar em vacina universal contra gripe




Cientistas encontraram um superanticorpo, o F16, capaz de combater todos os vírus da gripe do tipo A em humanos e animais.
Pesquisadores do Reino Unido e da Suíça identificaram o anticorpo em um humano capaz de neutralizar os dois principais grupos de vírus da gripe A.
Os cientistas disseram que é um passo preliminar mas crucial para o desenvolvimento de uma vacina universal contra a gripe.
A vacina universal poderia proteger as pessoas durante décadas, ou mesmo pela vida toda, contra todas as cepas de vírus da gripe.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Médica do Reino Unido e pela empresa privada Humabs e o resultado foi publicado na revista 'Science'. Neste artigo, os pesquisadores explicaram que os anticorpos atigem uma proteína do vírus chamada hemaglutinina. Devido sua rápida evolução, existem 16 subtipos diferentes de gripe A, divididos em 2 grupos. Os humanos produzem anticorpos contra um subtipo específico.
Pesquisas anteriores já haviam localizado anticorpos que funcionam com o vírus do grupo 1 e com a maioria dos vírus do grupo 2, mas não com ambos.
A equipe anglo-suíça usou um método que aplica a cristalografia de raios X para examinar amostras de células do plasma humano, o que aumenta a chance de encontrar o anticorpo 'universal' mesmo ele sendo raro. Ao identificarem o F16, eles o injetaram em ratos e furões e descobriram que protegia também os animais contra os vírus do grupo 1 e 2.

FONTE:
Agência de Notícias - JORNAL FLORIPA

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de saber se existe algum curso com aulas prática só voltado em farmacotécnica industrial

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...