29 de março de 2012

Simpósio Internacional apresenta inovações tecnológicas

Atendendo ao objetivo da Anfarmag de desenvolver ações que visam aprimorar e fortalecer o setor magistral por meio da sustentabilidade técnica, social, econômica e política, e aproximar cada vez mais o associado da entidade, foi realizado, na manhã da última quinta-feira (22), em Brasília, o Simpósio Internacional de Farmacêuticos Magistrais – Processos, Produtos e Tecnologia.
  
Importantes especialistas, incluindo dois estrangeiros, levaram para o encontro informações valiosas e diferenciadas referentes as especificidades do processo de manipulação magistral, que certamente colaboraram para agregar conhecimento, novas tecnologias e oportunidades de negócios aos farmacêuticos que atuam no segmento. Entre os assuntos abordados, houve apresentação de ferramentas que agregam valor ao proprietários de farmácias magistrais, a importância do uso de formulações magistrais na pediatria, a importância da terapêutica individualizada e novidades em veículos magistrais, entre outros.
  
A intenção era mesmo mostrar aos presentes e a população o alto grau de desenvolvimento da farmácia magistral a partir dos avanços técnicos, científicos e de processos, novas opções em ativos cosméticos e de medicamentos, além da troca de experiências entre os participantes. “A ciência faz parte das nossas atividades. Vamos empunhar a bandeira da farmácia, pois assim teremos uma farmácia forte e continuada no Brasil”, conclamou o presidente da Anfarmag Nacional, Ademir Valério, na abertura da iniciativa.
  
Confira a seguir um breve relato das exposições:
 · Dr. Joaquim Callabed – médico pediatra espanhol, sobre Pediatria: prática clínica e personalização da terapêutica através do uso de formulações magistrais: “A informação que se quer transmitir aos pacientes tem que ser por escrito e de forma que eles entendam. Fórmulas magistrais são muito usadas em mães que amamentam, lactentes e crianças na Espanha. Uma das maiores contribuições do meu livro Fórmulas Magistrales em Pediatria são as fórmulas magistrais que podem ser usadas em crianças hospitalizadas. Há indicações para estimular a mãe na produção de leite materno, cuidar de rachaduras na mama, da irritação bacteriana por fraldas em bebês, entre outras. Para mim, o mais importante é a ciência junto com a ética e em seguida o mercado de trabalho. Todo o paciente precisa de compaixão e a prudência é o melhor patrimônio que podemos ter. Tenho paixão pela farmácia magistral, por isso consigo bons resultados. Sonhei que meu livro tinha sido traduzido para o português e se isso acontecer irá ajudar muita gente”.
 · Dr. Anderson de Oliveira Ferreira – farmacêutico magistral, sobre Terapêutica individualizada – tendência e importância e a manipulação magistral: “Ao contrário do que muitos pensam a farmácia magistral é uma evolução e tudo na ciência tem caminhado para a famacoterapia individualizada. Não como era no passado, mas com inovações e novas tecnologias em pequena escala porque é necessário. O medicamento individualizado considera o sexo, etnia, altura, peso, enfim, o perfil genômico de cada paciente, entre outras características, por sermos indivíduos diferentes. Não adianta tratar o paciente de forma massificada porque ele é único. Na medicina personalizada o medicamento é certo, para o paciente certo, a doença certa, o tempo certo e a dose certa para se ter uma resposta certa. Nosso desafio é conquistar a credibilidade definitivamente”.
  · O diretor da Embrafarma, Valdir Magalhães falou das novas formas farmacêuticas: “Os distribuidores são importantes na cadeia de valores dos produtos manipulados porque cabe a eles oferecerem multiplicidade e aternativa às farmácias e assim colaborar de forma inovadora no segmento magistral. A Embrafarma desenvolve os produtos focados em facilitar o dia-a-dia do farmacêutico que produz fórmulas individualizadas. Entre eles, o oro-tab (base para comprimido orodispersível), o Baseffer (base efervecente revestida com cinco componentes e evita o efeito indesejado do travesseiro), Suspen Plus (base líqida para suspensão), Goma Fácil-60 (base para goma que solidifica em poucos minutos, SopaMais (base para sopa) e Master Mix (solução para shake)”.
 · O diretor farmacêutico da Alternate Technologies, Marco Perino falou sobre “Tecnologia, segurança e inovação no processo magistral”. Ele apresentou o receituário eletrônico Doctor Rx, produto que levará inovação e segurança no processo magistral, pois tem em seu conteúdo original mais de 5 mil formulações de produtos manipulados, além de mais de 16 mil medicamentos industrializados. “O acesso aos recursos do receituário eletrônico pode ser feito a partir do seu computador ou dispositivos móveis, como iPhone e iPal e o programa tem como principal objetivo estreitar ainda mais o relacionamento prescritor-farmácia. O prescritor poderá substituir até as mais simples receitas manuscritas e à farmácia permite o controle administrativo e legal de todos os procedimentos e exigências, dinamizando a gestão farmacêutica”.
 

Fonte: Site Portal ANFARMAG 29/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...