30 de março de 2012

Triturar ou partir remédio altera efeito

     Alerta é do conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo; farmacêuticos alertam para os maus hábitos relacionados à forma como os medicamentos são ingeridos. Partir, triturar ou ingerir os remédios com alguns alimentos pode potencializar ou reduzir seus efeitos.
"90% das pessoas que consultam o médico saem com receita médica. Mas a farmácia precisa estar vinculada aos serviços de saúde; do contrário, o paciente pega remédio na gôndola e toma como quizer. Por isso existe um grande número de intoxicação e de inatividade do medicamento: é falta de orientação", diz Raquel Rizzi, presidente do CRF-RS.
Um dos principais erros é triturar comprimidos ou abrir o conteúdo de cápsulas para facilitar a deglutição. "É um problema e é sério. Uma cápsula pode ser desenvolvida para não se degradar no estômago. Se você retira o conteúdo da membrana, ele pode perder o efeito", afirma Chung Man Chin, do departamento de Fármacos e Medicamentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara. O omeprazol é um dos remédios que têm o efeito reduzido com o esmagamento.


Para mais informações consulte a página a seguir:  http://pfarma.com.br/noticia-setor-farmaceutico/estudo-e-pesquisa/171-triturar-ou-partir-remedio-altera-efeito.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...