1 de julho de 2017

Estudo revela mecanismos imunológicos da cura da esclerose sistêmica



Esclerose sistêmica é uma doença autoimune rara, crônica, que se caracteriza por alterações degenerativas e formação de cicatrizes na pele, articulações e órgãos internos, como por exemplo, alternações no sistema gastrointestinal, nos pulmões, no coração, alterações renais, etc., além de anormalidades nos vasos sanguíneos.
Antigamente, o tratamento era feito com o uso de drogas imunossupressoras, com o uso de AINES, dentre outros, mas não tinha muito sucesso terapêutico, além de haver diversos efeitos colaterais. Por esse motivo, houve o interesse de desenvolver terapias alternativas, como o transplante autólogo de células-tronco hematopoiéticas.
Através de um estudo feito pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, foi investigado o porquê a maioria dos pacientes tiveram uma resposta positiva ao transplante que é capaz de produzir um novo sistema imunológico.
Nesse estudo, foi avaliado dois processos de renovação do sistema imunológico: o primeiro, por meio do timo, que é responsável pela formação das células T; e o segundo, por meio da medula óssea, que é responsável pela formação das células B, buscando entender os diversos mecanismos, celulares e moleculares, envolvidos na nova produção dessas células do sistema imunológico. O objetivo desse estudo foi compreender como o timo e a medula óssea são reativados, ou reiniciados, após o transplante, e, como isso se relaciona com o êxito ou não da terapia.
Segundo a orientadora Maria Carolina, o estudo mostrou que a terapia leva a uma renovação completa do sistema imunológico e não a um simples reparo, tendo como prova o fato do timo voltar a funcionar, e até de aumentar de tamanho, que sinaliza um processo de reconstrução do sistema imunológico.

Para uma leitura mais ampla sobre o tema acesse:
http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/estudo-revela-mecanismos-imunologicos-da-cura-da-esclerose-sistemica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...