22 de junho de 2017

Anvisa libera remédio para combater o câncer de pulmão

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  aprovou um novo tipo de terapia para o tratamento de câncer no pulmão. O remédio denominado Pembrolizumabe atua no sistema imune do paciente, assim aumentando a capacidade do organismo reconhecer e combater as células cancerigenas.




O uso do medicamento vai ser uasdo em cânceres de pulmão que já estão avançados em uma primeira idéia. Lembrando que o representa cerca de 85% dos casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para que esse novo método ser usado logo de cara é necessário que o tumor apresente uma expressão elevada de uma proteína chamada de PD-L1.Já que o fármaco age de maneira mais eficaz neste respectivo caso, Com isso ele acaba impedindo que o tumor iniba o sistema imunológico. 

Este remédio já é usado em outros países para o melanoma e também para o câncer pulmonar. Com a aprovação da Anvisa a droga já começa a ser usada desde o início do tratamento, mas em casos específicos como o citado acima. A estimativa é de que 26% do total das pessoas com diagnóstico de câncer de pulmão poderiam fazer uso do remédio.


Mesmo sendo aprovado pela Anvisa o pembrolizumabe tem um longo percurso antes de se espalhar por aí. Ainda é necessário avaliar se é viável  para inserir este meio no sitema de saúde suplementar e no SUS.


 

Um comentário:

Unknown disse...

A liberação desse medicamento já é um grande avanço para os portadores de câncer de pulmão, o que da a essas pessoas mais uma possibilidade de tratamento.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...