2 de maio de 2009

Farmacotécnica a serviço da Farmacogenômica

Com o advento da Farmacogenômica, uma das grandes beneficiadas será a Farmácia Magistral. Farmacogenômica é (ou será) a ciência que estuda a prescrição individual de fármacos aos indivíduos, a partir do seqüenciamento do DNA, sendo que esta prescrição só é válida ao individuo em questão, pois seu DNA é único.

Todos sabem que não existe apenas um fármaco que conduza a uma terapêutica adequada a todas as pessoas. A partir do seqüenciamento de DNA, análise da expressão gênica e estatística em pesquisas e testes clínicos de drogas, será possível uma análise individual do melhor fármaco para o paciente. Com essa individualização, não haverá riscos do fármaco não atuar no modo esperado. Isso trará uma dor de cabeça imensa para as indústrias farmacêuticas, que não poderão produzir um fármaco individualizado para cada paciente, visto sua produção ser em massa. Com esta lacuna aberta, a Farmácia Magistral entrará com todo o vapor, pois a produção dos medicamentos da mesma se dá (e sempre se deu) de maneira individual. Com certeza, haverá necessidade de adequações Farmacotécnicas em todas as farmácias, mas nada que assuste farmacotécnicos experientes.

Toda essa revolução trará uma melhor terapêutica ao paciente, que se tratará de acordo com sua genética.

2 comentários:

Lúcia disse...

Parabéns a todos pela iniciativa e seriedade do trabalho, com certeza este site será de valiosa contribuição para todos os profissionais de farmácia.
Abraço

Fabian Primo disse...

Em nome de todos os editores, agradecemos pelo comentário e esperamos que volte a nos visitar, pois o nosso maior interesse é poder contribuir, com seriedade, na formação continuada da classe farmacêutica.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...