21 de agosto de 2009

Manifestações em defesa ao uso racional de medicamentos

MANIFESTO DE ENTIDADES FARMACÊUTICAS, EM APOIO À RESOLUÇÃO ANVISA Nº. 44, DE 17 DE AGOSTO DE 2009

As entidades farmacêuticas reunidas no Auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, em Brasília, de 18 a 19 de agosto de 2.009, durante o Fórum Nacional de Entidades Farmacêuticas 2009 – “Otimizando os Benefícios Sociais dos Serviços Farmacêuticos”, manifestam seu apoio total e irrestrito à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa/MS, pela publicação da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) Nº. 44, de 17 de agosto de 2.009, por entender que o novo Regulamento sobre as Boas Práticas Farmacêuticas constitui um passo decisivo para a transformação das farmácias e drogarias brasileiras em verdadeiros estabelecimentos de prestação de serviços de saúde, capazes de atender aos anseios da sociedade, no que se refere ao acesso ao uso racional dos medicamentos.
É consenso deste Fórum, também, que a decisão da Anvisa reflete o pensamento de toda a categoria farmacêutica, há anos empenhada em transformar o modelo perverso vigente, voltado exclusivamente para os interesses comerciais de alguns, em detrimento das reais necessidades de saúde do povo brasileiro, não apenas no que se refere ao acesso, mas também à informação qualificada, isenta, técnica e independente, prestada pelo farmacêutico, indispensável à utilização correta dos medicamentos.
As entidades signatárias deste manifesto advertem que o resultado prático e efetivo dessa medida somente será possível, se farmacêuticos, proprietários de farmácias e drogarias, órgãos fiscalizadores e sanitários e, principalmente, a sociedade civil organizada, realmente cumprirem os papéis estabelecidos na legislação vigente, com vistas a preservar os direitos constitucionais do povo brasileiro.

3 comentários:

Fábio Reis disse...

Apoio a RDC n°44, ela trará grande vantagens ao povo brasileiro. Além de potencializar os laços de confibialidade entre farmacêuticos e consumidores.

Abraços

Fábio
http://pfarma.com.br

Fabian Primo disse...

Concordo com você Fábio, algumas conquistas já foram alcançadas, mas ainda há muito o que fazer. Agora até as propagandas de medicamentos já fazem menção a figura do farmacêutico. Com base nisso, é preciso conscientização e união da classe farmacêutica. Logo farei mais comentários a este respeito.

Letícia disse...

Apoio com louvor a RDC 44 e como já trabalhei em drogaria, sei o quanto é difícil para o farmacêutico ser apenas um vendedor de recarga de celular, ficando muito distante de seu papel de educador em saúde.
Com essa resolução a população e o consumidor terá mais confiança no serviço prestado em farmácias e drogarias pelo farmacêutico e a classe farmacêutica vai ter mais orgulho da profissão que escolheu.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...