6 de novembro de 2011

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE BASES FARMACÊUTICAS MANIPULADAS NO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ – SP

Com a expansão da área de dermatocosmética, é crescente a manipulação de produtos tópicos que utilizam bases farmacêuticas prontas associadas a ativos dermatofuncionais, como ácidos e vitaminas. Para a garantia da qualidade, são necessários cuidados na manipulação das bases farmacêuticas, principalmente em relação aos aspectos microbiológico e físico-químico de estabilidade. Este estudo buscou avaliar a estabilidade microbiológica e físico-química de 5 bases de creme Lanette® utilizadas em farmácias de manipulação do município de Jundiaí-SP. Os produtos avaliados foram obtidos nas farmácias de manipulação e analisados microbiologicamente, para pesquisa de bactérias Gram positivas, negativas e levedura, por meio da técnica de pour plate. As análises físico-químicas foram feitas a partir de testes de centrifugação, testes de estabilidade frente a diferentes temperaturas, teste de desafio e teor de cinzas solúveis e insolúveis. As amostras avaliadas estavam dentro dos padrões físico-químicos estabelecidos. No entanto, duas amostras apresentaram contaminação no teste de estabilidade microbiológica. A pesquisa salientou a importância da adoção de normas de controle de qualidade e prevenção da contaminação na produção para garantia de um produto de qualidade para o consumidor.

Retirado de: http://www.anchieta.br/unianchieta/revistas/saudeemfoco/pdf/RevistaMultidisciplinardaSaude_05.pdf#page=2 (leia o artigo na íntegra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...