25 de março de 2017

Pesquisas ajudam a criar medicamentos com técnicas de computação

Grupo interdisciplinar da USP cria técnicas computacionais para ajudar na elaboração de novos fármacos. A professora Káthia Maria Honório lidera a pesquisa. Ela trabalha na área de química medicinal computacional e ressalta a importância da pesquisa "Os métodos computacionais são muito úteis pois nos ajudam a economizar tempo, dinheiro e esforços na identificação das substâncias de que precisamos".
O método permite analisar substâncias para descobrir quais componentes de sua estrutura poderiam ser usados em um novo fármaco com base em um determinado alvo biológico.
É utilizada também uma técnica chamada virtual screening (triagem virtual), através da qual analisa-se um banco de dados de moléculas disponíveis comercialmente na ordem de interação entre elas e o alvo.
Trata-se de uma ferramenta extremamente útil, que agregada ao conhecimento do pesquisador, tem uma alta eficácia.

Veja a notícia na íntegra através do link: http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/pesquisas-ajudam-a-criar-medicamentos-com-tecnicas-de-computacao/


4 comentários:

Unknown disse...

Os métodos computacionais são muito importantes, pois com certeza é uma ferramenta que facilita muito na aceleração das pesquisas.

Unknown disse...

É uma excelente técnica pois apresenta muitos benefícios ao pesquisador, o qual normalmente conta com recursos financeiros e humano escaços, com a ajuda da computação o pesquisador economiza tempo e dinheiro e o próprio programa indica se a molécula que esta sendo planejada é viável ou não, sem ter a necessidade de evoluir bastante no projeto e somente se dar conta de que não é viável no final, disperdiçando recursos.

Unknown disse...

..

Unknown disse...

Extremamente enriquecedor o devido texto, justamente, pois cada vez mais a modernidade aliada a tecnologia, facilita a elucidação de novos fármacos. Logo, a importância de métodos cada vez mais modernos, só demonstram a importância da pesquisa, do estudo , como, o caso da parte de síntese de novos fármacos como ocorre no LASSBIO, ou da própria modelagem molecular.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...