29 de março de 2017

Produção de insulina artificial pelo DNA recombinante, obtido da bactéria Escherichia coli.

A insulina é um hormônio produzido pelas células pancreáticas, sendo sua  função  a redução dos níveis de glicemia, a sua deficiência gera uma doença chamada diabetes melittus. A diabetes é um sério problema de saúde, devido ao grande numero de pessoas atingidas pela doença, por isso viu se a necessidade de  um nova tecnologia para produção artificial de insulina, para reduzir o seu tempo de produção, cerca de 30 dias, já que a insulina tradicional é produzida através do pâncreas de suínos ou bovinos. A tecnologia de Rdna permitiu a expressão de proteínas em microrganismos e células hospedeiras, como a Escherichia coli.



Essa insulina artificial e produzida através de moléculas de DNA, contendo segmentos ligados, onde é feito o isolamento do gene de interesse é conduzido por meio de técnicas de clonagem molecular, que consistem em induzir um organismo vivo a amplificar a sequencia de DNA de interesse. A clonagem do DNA envolve a separação de um gene especifico e sua ligação a uma molécula de DNA transportadora e depois a replicação do DNA modificado, o resultado e uma amplificação seletiva de um gene particular. A bactéria Escherichia coli, foi o primeiro usado. Utilizando - se os códons genéticos para E. coli, para uma melhor expressão do gene nessa bactéria, foi montado um gene codificando a proteína humana .A insulina artificial ou recombinante foi o primeiro produto da tecnologia do Rdna, comercializado no mundo.

Fonte:
file:///D:/Dados%20Usu%C3%A1rio/Desktop/Dialnet-AProducaoDeInsulinaArtificialAtravesDaTecnologiaDo-5033102.pdf

2 comentários:

Unknown disse...

Acredito que nos últimos tempos a ciência vem tomando este rumo, de trabalhar diretamente com informação genética para o desenvolvimento de fármacos, produzindo medicamentos de alta eficiência.

Taila ehlert disse...

Acho muito interessante como estes medicamentos são desenvolvidos, usando a tecnologia de manipulação ou inserção de outro material genético ou alteração dos genes, e desempenham um papel fundamental no tratamento de varias doenças, e que nesta caso é fundamental para para o tratamento de pacientes com diabetes.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...