11 de setembro de 2011

Lançada 3ª edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira

Já está disponível a 3ª edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira (FHB). A nova edição do documento traz 82 monografias de insumos ativos utilizados na preparação de medicamentos homeopáticos. Entre estas, 46 são inéditas e 36 são revisões das monografias que já estavam inscritas na 2a edição do documento.

A farmacopeia define o padrão de qualidade dos medicamentos elaborados no país, permitindo segurança e autonomia na produção destes produtos. A Farmacopeia Homeopática é fundamental para as farmácias e laboratórios que preparam insumos homeopáticos, para os profissionais habilitados na prescrição de medicamentos homeopáticos, para os órgãos fiscalizadores e para a prática do ensino da homeopatia. O conteúdo proposto para a 3ª edição diferencia-se da edição anterior por ser mais simples, direto e objetivo.

A 3ª edição da FHB foi lançada nesta terça-feira (6/8), em Foz do Iguaçu, durante o VIII Congresso Nacional de Farmácia Homeopática. Para a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito, o lançamento da nova edição marca o compromisso da Anvisa com o desenvolvimento da produção de medicamentos no país. “A homeopatia está inserida no Sistema Único de Saúde e a Anvisa está totalmente voltada para o desenvolvimento das políticas públicas para a promoção da saúde. Esta nova edição melhora a capacidade do país na adoção de alternativas terapêuticas”, afirma Cecília.

O coordenador do Comitê Técnico Temático Homeopatia da Farmacopeia, Leandro Rocha reforça esta visão. “O lançamento vem contribuir para que cada brasileiro que necessitar de um medicamento homeopático em qualquer lugar do Brasil, possa ter acesso a um medicamento elaborado com qualidade e sempre da mesma maneira, garantindo assim a sua eficacia e segurança”, explica Rocha.

No Brasil, medicamentos homeopáticos somente podem ser prescritos por médicos, veterinários e odontólogos, e manipulados ou adquiridos em farmácias ou drogarias sob a responsabilidade do farmacêutico homeopata. Em 2006, o Ministério da Saúde editou portaria que inclui no SUS a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Com este ato, os gestores de saúde de estados e municípios são autorizados e incentivados a oferecer, em seus serviços, o atendimento em homeopatia. A primeira edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira foi publicada em 1977.

Conheça a Farmacopeia Homeopática no site da ANVISA.

Fonte: Carlos Augusto Moura – Imprensa/Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...