8 de junho de 2012

EFEITO DO ATAQUE ÁCIDO NA MOLHABILIDADE DA SUPERFÍCIE DE TITÂNIO USADOS EM IMPLANTES

Quando um biomaterial é implantado no corpo, sua superfície é imediatamente coberta com sangue e proteínas desencadeando diversas reações entre o meio biológico e a superfície do implante. A presença de uma camada de proteínas adsorvida fornecerá pontos para os osteoblastos se ligarem ao implante, que leva então a um crescimento mais rápido do osso e estabilização do implante. Portanto, a topografia da superfície do implante tem grande influência na molhabilidade do sangue, e consequentemente, na adsorção dessas proteínas. A topografia da superfície dos implantes de titânio pode ser melhorada através de diferentes técnicas, por exemplo, jateamento, tratamento alcalino, tratamento ácido, e a oxidação anódica. O ataque ácido é uma das técnicas mais utilizadas comercialmente, e é uma maneira simples para alterar a rugosidade e molhabilidade dos implantes. Resultados mostram que uma osseointegração mais rápida pode ser alcançada pela texturização da superfície do implante, cujo mecanismo está baseado na molhabilidade da superfície pelo líquido biológico. 


Objetivos: O objetivo foi investigar a correlação entre rugosidade e molhabilidade em amostras de titânio submetidas a ataque ácido em diversas temperaturas por diversos tempos. 

Conclusão: Conclui-se que as superfícies com ataque ácido exibiram topografias diferentes em função do tempo de exposição e da temperatura da solução ácida. As superfícies das amostras titânio apresentaram diferenças significativas na topografia, evidenciando a influência das condições de ataque ácido.

XIX Seminário de Iniciação Científica

Para ler os métodos usados e os resultados obtidos acesse:  http://www2.pucpr.br/reol/index.php/SEMIC19?dd1=5097&dd99=view  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...