22 de novembro de 2012

Validação de Sistema Computadorizado



Sistemas computadorizados são globalmente utilizados pelas indústrias como parte de seus processos de automatização e produção.
A necessidade da indústria em ter seus sistemas validados não é necessariamente nova. Com crescente necessidade de expandir seus negócios globalmente, diversas indústrias tiveram que se adequar às exigências internacionais de Validação.
Um excelente ponto de partida para se conhecer melhor sobre o processo e as implicações da Validação de Sistemas Computadorizados é o GAMP 5 (Good Automated Manufacturing Practice). Suas diretrizes são aceitas internacionalmente e proporcionam um suporte para a indústria que deseja ter seus processos computadorizados validados. Este guia tem como o objetivo facilitar a interpretação dos requerimentos regulatórios, estabelecer uma terminologia e linguagem comum, propor uma abordagem de ciclo de vida de sistema baseado em boas práticas e clarificar papéis e responsabilidades.
 
 
http://www.setecnet.com.br/qualidade/includes/Boas%20Praticas%20Aliam%20Medicamentos%20e%20Tecnologia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...