11 de junho de 2020


Realização de exames e possíveis efeitos colaterais com uso de Radiofármacos.
O exame é feito de maneira simples, na maioria dos casos é realizado como procedimento ambulatorial. Geralmente no departamento de radiologia e medicina nuclear de um hospital, devido aos materiais e equipamentos utilizados.
O exame não provoca dor.
Um exame de medicina nuclear leva cerca de 30/60 minutos, um pouco mais devido ao tempo de espera após a administração do radioativo. Por exemplo um exame de Gamagrafia com gálio leva vários dias entre a injeção e o exame em si, já para exames ósseos o material leva cerca de 2/3 horas para ser absorvido e o exame dura cerca de 1 hora.
Em geral, os exames de medicina nuclear são seguros. A dose de radiação é muito pequena e a toxicidade que um radionuclídeo oferece é de baixo risco para provocar uma alergia. Mas ainda assim, alguns pacientes podem sentir algum tipo de dor ou apresentar inchaço no local onde o material é aplicado.
Por se tratar de procedimentos radioativos, é claro que alguns cuidados devem ser tomados. Mulheres gravidas, por exemplo, esse tipo de exame não é recomentado. Serve também para aquelas mulheres que estejam amamentando, devem informar o seu médico, pois pode ser recomendado o descarte do leite até que o radionuclídeo seja totalmente eliminado do corpo. O paciente é orientado a beber bastante água para eliminar esse material radioativo. A eliminação desse material também é feita pelas fezes e urina.





2 comentários:

Unknown disse...

O uso desses radiofarmacos é muito comum, acredito que não seja muito bom para os pacientes que fazem o uso, mesmo que a dosagem seja pequena e não frequente, acredito que com a evolução e a tecnologia poderiam desenvolver um medicamento que não fosse tão toxico, agressivo quanto esses que são administrados, visto que a maioria dos pacientes que fazem esses exames ja tem um histórico ruim de saúde, como na maioria são pacientes oncológicos acredito que não seja muito bom para eles.

Valéria Maciel.

Eduarda e Suzele disse...

Quando se fala e se ouve sobre radiofarmacos hoje em dia, varias pessoas tem medo dos exames e procedimentos, principalmente por envolver o uso da radiação, porém não há motivos para tanta preocupação, pois são doses muitos baixas como descrito na publicação é usada apenas a dose necessária para análise medica ou tratamento, dentro das taxas consideras seguras e não nocivas para o ser humano e a mesma é administrada de forma controlada e segura ao paciente.
Na literatura informa que exames populares como tomografia computadorizada utilizam doses bem maiores de radiação para serem realizados de acordo com as normas técnicas da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN.
Este exame proporciona diagnosticar e auxiliar no tratamento de diversas doenças como: embolia pulmonar, infecções agudas, infarto do miocárdio, câncer, obstruções renais, demências e etc.
- Suzele

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...