22 de agosto de 2010

Oligopólios preocupam o setor farmacêutico

O setor de farmácias no Brasil está com o sinal amarelo aceso. O Brasil é o 5º maior consumidor de medicamentos do mundo e líder no consumo de remédios para emagracimento.
Notícia divulgada pelo Correio Brasiliense apresenta um estudo da consultoria Latin Link que estima que as cinco principais redes do país concentrarão uma fatia de 40% do mercado até 2014. Atualmente, os 28 maiores grupos detêm 36% do faturamento desse segmento, que em 2009 movimentou cerca de R$ 32 bilhões e que cresceu a uma taxa de 11% ao ano nos últimos quatro anos — o dobro do ritmo do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
O economista Ruy Coutinho, responsável pela pesquisa, justifica o crescimento do setor com o aumento do poder de compra da população. Ao perceberem a possibilidade de novos negócios, fundos de investimento e redes de drogarias têm se envolvido em constantes fusões e aquisições.
O economista alerta ainda que com essa movimentação, é necessário que o governo acompanhe a dinâmica do segmento. “Haverá um elevado grau de oligopolização do setor, o que vai requerer atenção especial do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência”, ressalta. Ele aponta que, hoje, além de faturarem 10 vezes mais que um ponto de venda independente, as lojas de rede crescem em dobro.
O forte crescimento das redes de farmácias no Brasil não está associado apenas ao consumo de medicamentos. Com a renda e o emprego em alta, as empresas vêm apostando tudo na diversificação de produtos para ampliar os ganhos. Há um interesse especial, contudo, por produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.


A questão que permanece a partir desta pesquisa é quando que o governo e as entidades de classe farmacêutica tomarão alguma medida de interesse em relação a saúde pública? Continua-se tratando do setor apenas com vistas ao lucro fácil, sem se preocupar verdadeiramente em contribuir para a saúde da população. Pois o que se vê em várias destas drogarias a prática da velha "empurroterapia", estimulando o consumo de medicamentos sem qualquer critério e/ou orientação. Está na hora dos farmacêuticos se unirem e lutarem pelo seu espaço....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...