26 de agosto de 2010

Venda de Medicamentos Fracionados fica só na promessa.

Faz quatro anos que o governo autorizou a indústria a produzir medicamentos em embalagens especiais para que a farmácia venda de forma fracionada. Assim, o consumidor que precisa de quatro comprimidos, por exemplo, não precisaria levar uma caixa com seis, mas poucos fabricantes adotaram a prática.

O número de remédios fracionados hoje não chega nem a 180 e muitos deles nem estão nas prateleiras.

A indústria explica: “Eles não estão sendo vendidos de forma fracionada porque os médicos não estão receitando de forma fracionada. Não existe mercado por enquanto para nós, essa é a nossa opinião”, disse Nelson Mussolini, vice-presidente do Sindicato da Indústria Farmacêutica.

O Conselho de Medicina rebate: “Os médicos não receitam porque não há remédios fracionados para serem receitados”, afirmou Luiz Alberto Bacheschi, presidente do Conselho Regional de Medicina (SP).

E diz que nem revendedores nem fabricantes têm interesse no fracionamento: “Se você continua vendendo a mesma quantidade de medicamentos sem precisar fracionar, sem precisar mudar a embalagem, sem precisar fazer uma quantidade muito maior de bula, é muito mais simples continuar como está”, completou Luiz Alberto Bacheschi.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária defende a obrigatoriedade do fracionamento, mas depende de um projeto de lei que está na Câmara dos Deputados.


Fonte: Jornal Nacional exibido em 29/03/2010.

2 comentários:

Patricia, Ana Paula, Gabriela disse...

O fracionamento de medicamentos é uma coisa boa, pois vai diminuir a automedicação, e vai evitar a sobra de medicamentos sendo comprado só o necessário para aquele tratamento, mas não tem muitos medicamentos fracionados e minguem resolve oque serio uma coisa excelente para os usuários.

MaLu disse...

Pois é pessoal....infelizmente é mais um projeto que não saiu do papel, e o mais triste é que beneficiaria muitas pessoas. Medicamentos acabam sendo jogados fora por não serem consumidos.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...