7 de abril de 2011

Bactéria resistente aos antibióticos foi encontrada na água em Nova Deli


Bactérias multiresistentes com o gene NDM-1, resistentes a quase todos os antibióticos, foram encontradas em amostras de água da rede pública e das valetas de Nova Deli, na Índia.

O estudo foi feito por cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, e acaba de ser publicado pela revista científica 'The Lancet Infectious Diseases'.

Os cientistas decidiram realizar o estudo após perceberem que muitos pacientes com a bactéria com o gene NDM-1 foram internados em hospitais, o que poderia explicar a infecção, mas outros não tinham recebido nenhum tipo de atendimento hospitalar.

Foram recolhidas 171 amostras de água das valetas de Nova Deli e mais 50 amostras da rede pública, numa área que atinge 12 quilômetros em torno da cidade nos meses de Setembro a Outubro de 2010. O gene foi identificado em 2 das 50 amostras da rede pública e em 51 das amostras colhidas nas valetas de Nova Deli.

As autoridades indiadas desconsideraram a descoberta mas os investigadores disseram estar diante de uma descoberta muito relevante e cujos os resultados poderão ter consequências graves, além de recomendarem que seja feita uma investigação internacional mais alargada sobre essa questão.


FONTE: PUBLICO.PT


MARCADORES: NDM-1, Nova Déli, bactéria multiresistente


2 comentários:

Marcela e Cynara disse...

É realmente assustador ver o ''desenvolvimento'' das bactérias quando trata-se de resistência. Cada vez esta mais frequente o aparecimento desses microrganismos resistentes a antibióticos.

Daniel disse...

a resistencia de bacterias tem sido alvo de pesquisas, porem a populaçao menos favorecida se encontra prejudicada como é o caso dessa postagem,
cabem aos nossos cientistas nunca esquecerem que alem dos novos farmacos surgidos há as resistencias bacterianas

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...