6 de junho de 2021

 

Tipos mais comuns de gases medicinais e suas especialidades

Segue abaixo os tipos mais comuns de gases medicinais utilizados em hospitais, clinicas e domicílios. 

Hélio:

Dez vezes mais leve que o ar, não-inflamável e inodoro, o hélio tem como função diminuir a densidade de misturas de gases, assim possibilitando um fluxo mais fácil de material em passagens respiratórias obstruídas. Como instrumento de exame, é utilizado, na sua forma líquida, em ressonâncias magnéticas. 

Nitrogênio:

O gás mais presente na atmosfera do planeta é usado em várias misturas, e também para o funcionamento de equipamentos, como sua fonte de energia. Em certa temperatura, o nitrogênio também funciona como elemento de preservação de materiais.

Dióxido de Carbono:

O dióxido de carbono é um gás não-inflamável, mais pesado que o ar. Em hospitais, estimula a respiração profunda e cria atmosfera em alguns processos. Também é usado para inflar tecidos do corpo em cirurgias a laser, normalmente, abdominais e torácicas.

Óxido Nitroso:

Fortemente oxidante, o oxido nitroso é útil como comburente de materiais inflamáveis. Também conhecido como gás hilariante, o material é amplamente utilizado como analgésico e anestésico.

Oxigênio:

O gás mais importante para os humanos ocupa 20% da atmosfera e é altamente oxidante. É usado em casos de sufocamento, ataque cardíaco, tratamento de problemas respiratórios e diversos outros processos, além de como anestesia.

Ar medicinal:

O ar medicinal pode ser composto por várias misturas, mas é mais encontrado na forma da combinação de oxigênio e nitrogênio. É usado para conduzir medicamentos por meio da inalação, e é mais utilizado em UTIs.

Estes exemplos foram retirados do link abaixo:

https://hospitalmed.com.br/portal/2019/03/tipos-de-gases-medicinais/

3 comentários:

SILVIANE GONÇALVES RIBEIRO disse...

Conhecer os vários tipos de gases medicinais e para que usá-los adequadamente foi de grande valia em meu conhecimento, o uso tem grande importância para manter a segurança máxima dos pacientes em diversos procedimentos. Silviane

Isabela de Souza disse...

Acho importante esse assunto principalmente no momento atual de pandemia. Pois lendo a postagem fui remetida a analisar que o oxigênio antes pouco usado em domicílio, diante da insuficiência do poder público em prover toda a assistência a saúde, hoje tem sua demanda extremamente aumentada por conta de aquisições particulares. / Isabela de Souza

Ândrea Silva disse...

Muito bom saber sobre os outros gases medicinais e suas funções, eu já ouvi falar sobre eles, mas com certeza o mais conhecido é o oxigênio e durante essa pandemia ele é o mais falado e o mais cobiçado, pois sua importância é enorme e com a falta dele infelizmente muitas pessoas perderam suas vidas. Ândrea Silva

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...