14 de junho de 2021

Vias de administração dos nanofármacos

 

                       Por causa das nanoestruturas, é possível utilizar medicamentos com uma maior possibilidade de administrá-los por diferentes vias. Além disso, as vias de administração sistêmica não convencionais podem ser investigadas para acumular drogas especificamente para alvos celulares ou de tecido (SALVIONI et al., 2019).

Oral

 A via oral é a via mais utilizada e a que obtém os maiores níveis de aceitação dos pacientes. Isto se dá, por conta da sua melhor prevenção de dores, por sua eficácia, redução do risco de infecção cruzada, redução de lesões por picada de agulha e também pela praticidade (CHENTHAMARA et al., 2019).

A administração oral de nanoestruturas possuialgumas desvantagens. Ocasionalmente, as nanoestruturas conseguem causar uma resposta imune e o efeito de primeira passagem faz com que as nanoestruturas tenham menor eficácia, pois grande parte destas ficam presas no fígado ou no baço devido à administração intraperitoneal. Desta forma, nanoestruturas criadas de forma inteligente e sua administração oral devem conseguir abrir caminho para a elaboração de terapias eficientes no tratamento de doenças (GHOSH; GHOSH; SIL, 2019).

Ocular

 A nanotecnologia vem demonstrando sucesso no tratamento de patologias oculares, através da liberação controlada de fármacos, diminuindo efeitos como a irritação ocular e maximizando a biodisponibilidade dos medicamentos, tanto quanto a compatibilidade do tecido ocular, possibilidade de doses mais baixas, alta taxa de retenção de drogas, menor frequência de dosagem e alta tolerância e principalmente a boa aceitação do paciente (TSAI et al., 2018).Por conta disso, produtos oftálmicos formados através da nanotecnologia geram excelentes resultados na distribuição de drogas na retina, mostrando o grande potencial da nanoestruturas para substituir os colírios tradicionais como uma opção primária para terapia ocular (RAGHU et al., 2020).

Nasal 

A via nasal é usualmente utilizada para a administração de drogas não invasivas, ela também oferece muitos benefícios como uma grande área de superfície. Após a administração, os nanofármacosconseguem ser absorvidos diretamente pela circulação (VERMA et al., 2018).

Inalatória

A via pulmonar é uma rota utilizada para administrar fármacos oferecem diversos benefícios, como sua grande área de superfície para absorção, alta vascularização, pouca atividade enzimática e membrana epitelial alveolar fina, porém muitos fatores podem interferir na absorção pulmonar (VERMA et al., 2018). Nessa via, as nanopartículas tendem a ter uma liberação sustentada, seguida pela circulação sistêmica, resultando numa menor frequência da dosagem e uma maior adesão por parte do paciente. A deposição das nanoestruturas no trato respiratório é feita por alterações difusionais e as partículas ficam por bastante tempo no local, gerando uma melhor eficácia do fármaco.

Intravenosa

Essa via de administração oferece uma resposta instantânea e um alto controle da quantidade de contribuição do fármaco no corpo. É uma opção para medicamentos que não são bem absorvidos no trato gastrointestinal ou que não devem ser injetados em músculos e outros tecidos. Além do rápido início de ação apresenta como vantagem a biodisponibilidade completa do fármaco em doses pequenas. Porém, existem alguns riscos devido a exposição direta na circulação sistêmica. As nanoestruturas nessa via apresentam características únicas, em especial a pequena proporção entre volume e a superfície (CHENTHAMARA et al., 2019). 

Transdérmica

Ao utilizar nanoformulações tópicas podemos incluir a liberação controlada, para reduzir a administração constante do medicamento e com isso reduzir os efeitos colaterais, contornando o problema de que as formas de aplicação tópica usuais tendem a apresentar algumas desvantagenscomo a flutuação no fluxo e frequência de dosagem repetitiva, o que interfere em sua eficácia(RAGHU et al., 2020).


Fernanda Barreto e Francine Abreu

 

Um comentário:

Ândrea Silva disse...

Muito legal saber sobre as vias de administração dos nanofármacos e suas vantagens e desvantagens, achei bem interessante esse assunto sobre os nanofármacos de uma maneira geral. Parabéns!

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...