O QUE SÃO FITOTERÁPICOS?
Os medicamentos fitoterápicos segundo a Anvisa, são preparações elaboradas por técnicas de farmácia em que são utilizados extratos das plantas, sendo produtos industrializados. As plantas contêm princípios ativos capazes de curar diversas doenças e foi a partir do reconhecimento destas propriedades terapêuticas que se deu o surgimento da medicina alopática moderna. São considerados medicamentos fitoterápicos quando obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que inclui na sua composição substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem as associações dessas com extratos vegetais. Seu processo de industrialização evita contaminações por micro-organismos e substâncias estranhas, além de padronizar a quantidade e a forma certa que deve ser usada, permitindo uma maior segurança de uso.
REFERÊNCIA:
<https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/fitoterapicos >
<https://www.ufjf.br/proplamed/atividades/fitoterapia/ >.
5 comentários:
Uma introdução simples e objetiva sobre os fitoterápicos. A informação sobre o que caracteriza um fitoterápico e sua composição é importante, pois embora todos fitoterápicos tenham origem natural, nem todos produtos de origem natural são considerados como fitoterápicos.
Texto importante para elucidar o fato de que mesmo que os fitoterápicos tenham origem natural, nem todos produtos de origem natural são fitoterápicos.
Thiago Vargas
As pesquisas e estudos relacionados aos fitoterápicos no brasil é enorme, é maravilhosa a nossa flora, rica em plantas que curam, amenizam doenças, desde as mais simples, as mais "complicadas". Fran
Ótimo post! O conceito de fitoterápico foi passado de uma ótima forma.
Acredito no grande potencial de em medicamentos fitoterápicos, é uma pena eles serem pouco estimados.
Culturalmente pessoas que faziam o uso de fitoterápico eram mais simples, as quais não tinham poder aquisitivo para comprar medicamentos que não são naturas ou industrializados. Mas hoje percebe-se que estamos fazendo o caminho inverso, pessoas com maior poder aquisitivo tem preferencia por medicamentos mais naturais.
Acredito também, que tenha um baixo investimento em fitoterápicos, pois é pouco rentável para a indústria farmacêutica.
Paula
Ótimo texto e interessante informar que nem todos os produtos de origem natural são fitoterápicos, achei importante está informação pois muitas vezes temos uma imagem divergente do que são fitoterápicos e o texto deixou bem claro o que são e sua composição.
Édina Barcelos
Postar um comentário