26 de maio de 2022

Uso de medicamentos fitoterápicos no combate a depressão, ansiedade e insônia

 O uso do medicamento fitoterápico tem se tornado extremamente comum entre a população. Ele está crescendo cada vez mais como alternativa de tratamento para diversas doenças e já apresentou ser capaz no combate à depressão e ansiedade. Os ativos que têm apresentado excelentes resultados são: melissa, valeriana e passiflora.

Melissa: Também conhecida como Erva Cidreira, esse calmante natural é indicado em caso de insônia, ansiedade, palpitações, abatimento nervoso e melancolia. A Melissa possui uma ação sedativa, eupéptica, espasmolítica, além de digestiva.


Valeriana: A valeriana, também conhecida como erva dos gatos, é uma planta medicinal nativa da América do Norte e Europa. Após muitos estudos, foi comprovada a eficácia do uso de valeriana no combate à depressão e ansiedade, sendo, hoje, muito utilizada como medicamento fitoterápico. Ela possui ação sobre o sistema nervoso central e antiespasmódica, sendo indicada também para casos de insônia, irritabilidade, neurastenia, angústia, histeria de fundo nervoso, palpitações nervosas, gastralgias de origem nervosa e distúrbios da menopausa.

Passiflora: Conhecida por sua ação calmante natural, a passiflora é a flor do maracujá. O seu uso é comum entre pessoas que procuram produtos naturais para o combate à depressão e ansiedade. Esse uso se dá graças à grande presença de saparinas, substância que age no sistema central e ajuda a criar a sensação de relaxamento. Ela possui ação sedativa e antiespasmódica, podendo ser utilizada também como sedativo e hipnótico em casos de distúrbios do sono, excitação nervosa, nevralgias, neurastenia e perturbações nervosas na menopausa.



8 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho muito válido o conhecimento sobre métodos alternativos, que não sejam necessariamente medicamentoso, no tratamento de doenças como a depressão por exemplo. O uso de fitoterápicos está ganhando mais destaque, demonstrando a sua eficácia no combate a diversas doenças. Acredito que esse assunto estará ainda mais em evidência nos próximos anos, com mais grupos de pesquisas estudando outros fitoterápicos para serem utilizados no tratamento de outras doenças, e claro demostrando a eficiência e a segurança desses produtos fitoterápicos.
Caroline Amurim

Luana Rosa disse...

Os medicamentos fitoterápicos são usados há muito tempo por ser uma alternativa acessível e eficaz para o tratamento de diversas doenças, acredito que o aumento constante no valor dos medicamentos tenha contribuído com o aumento no uso de fitoterápicos nos últimos tempos. Outra vantagem encontrada é que esse tipo de medicamento além de tratar também pode auxiliar na prevenção de determinadas doenças. Por as plantas apresentam diferentes tipos de compostos, oque caracteriza seu efeito terapêutico e permite sua ação em diferentes formas: como antioxidante, anti-inflamatório, antifúngico, bactericida e também como estimulante do sistema imune.

Thiago, Édina e Francine disse...

Normalmente o conhecimento sobre essas propriedades são passados de gerações a gerações, seria interessante trazer dados que falem sobre os benefícios baseados em estudos e mecanismos de ação desses medicamentos.
Thiago Vargas

Isadora e Mônica disse...

Acredito que trazer informações sobre esses ativos é muito importante visto que eles são amplamente utilizados pela população seja por prescrição médica ou mesmo por conta própria, mas por ser fitoterápico não significa que seu uso não tenha riscos, portanto, acho importante que esses temas sejam abordados para que possamos ter um maior conhecimento sobre eles. Também é válido destacar a importância desses fitoterápicos visto são uma alternativa a medicamentos tarjados.
Monica.

Mariana Aguiar disse...

Realmente os medicamentos fitoterápicos são bastante utilizados e são muito importantes para tratar e auxiliar no tratamento de patologias como a depressão. No entanto, há difundida na sociedade a ideia de que esses medicamentos "naturais" não causam riscos à saúde, essa ideia é equivocada, pois os fitoterápicos são medicamentos assim como os demais medicamentos "tradicionais" e podem causar riscos à saúde se administrados em excesso e/ou sem orientação médica ou farmacêutica.

Anônimo disse...

Eu faço uso de capsulas manipuladas que vão exatamente estes três ativos e tenho resultado significativos. Apesar disso calmantes fitoterápicos são, em geral, subestimado pela grande maioria da população.
Paula

Thiago, Édina e Francine disse...

Os fitoterápicos estão cada vez sendo mais utilizados e acho importante sabermos mais informações sobre o mesmo. É interessante sabermos que podemos ter tratamentos alternativos, que não o uso de psicotrópicos, para o tratamento de doenças como depressão e ansiedade que estão cada vez mais incidentes.

Édina Barcelos

Kemilyn e Silvia disse...

Não sabia que os fitoterápicos também podem tratar depressão e ansiedade, acho interessante que possamos ter tratamentos alternativos.(Silvia)

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...