7 de setembro de 2010

Alerta sobre Analgésicos

Dois novos estudos, um com bebês e outro com adolescentes, confirmam que um dos analgésicos mais vendidos no mundo, o paracetamol (há mais de 15 marcas com essa substância e a mais conhecida é o Tylenol) pode disparar crises alérgicas e piorar a asma. O fármaco é muito receitado contra dor e febre, além de ser o único indicado no alívio de sintomas da dengue.
Os dados foram publicados no “American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine” e envolveu 322 mil adolescentes, de 13 a 14 anos, em 50 países. O grupo que tomou paracetamol (acetaminofeno) pelo menos uma vez por mês (um terço do total e mais de quatro em cada dez americanos) teve 2,5 vezes mais chance de asma.
Embora o seu estudo não comprove que o paracetamol tem relação direta com a asma, a droga potencializa a resposta do sistema imunológico, piorando as alergias.
Médicos brasileiros lembram que estudos anteriores sugeriram que o paracetamol, assim como o ácido acetilsalicílico (aspirina) e outros antiinflamatórios, como ibuprofeno, causam alergias ou agravam a asma. Porém, até o momento, o paracetamol era visto como o mais seguro.
Em 2008, estudo com 200 mil crianças em 31 países, pelo Programa de Estudo Internacional de Asma e Alergias em Crianças, publicado na revista “Lancet”, revelou que em crianças de 6 e 7 anos é comum o diagnóstico de queixas alérgicas após tratamento com paracetamol.
Outros estudos já haviam demonstrado a ligação entre a droga e algumas doenças respiratórias, mas muitos especialistas acreditam que os benefícios do remédio ainda superam seus riscos.

Para ler mais acesse o link

Um comentário:

Patricia , Gabriela e Ana Paula disse...

Achei muito interessante esses estudos, pois fala de um assunto que muitas pessoas desconhecem, mas cabe ressaltar que como falam em um estudo que os seus benefícios são maiores que seus riscos, mas tem que ser usados com cuidado.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...