2 de setembro de 2010

Pesquisa feita sobre a utilização de probitos como instrumento estatístico simples à avaliação da distribuição de tamanho de partículas de dois tipos

A celulose microcristalina é um excipiente farmacêutico, que foi introduzido no mercado com o nome comercial Avicel, e reúne as propriedades diluente-desintegrante.
A diferença entre os diversos tipos de celulose microcristalina (Avicel )está no tamanho médio das partículas e no conteúdo de umidade. Neste estudo, procedeu-se a análise granulométrica de dois tipos de celulose microcristalina, AvicelPH-102 e AvicelPH-200.
A linearização da curva sigmóide de distribuição de tamanho de partículas foi realizada utilizando -se a tabela estatística de probitos.
Verificou-se que os dois tipos de Avicel seguem uma distribuição normal de tamanho de partículas, sendo que o Avicel PH-200 apresenta uma distribuição mais ampla, evidenciada pelo maior valor do desvio-padrão aritmético. O diâmetro médio das partículas nos lotes investigados de Avicel PH-102 e Avicel PH-200 foi de 74,47 micrometros e 150,63 micrometros, respectivamente, em concordância com os valores encontrados na literatura.

Para ter acesso ao artigo na íntegra clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...