7 de outubro de 2010

AVALIAÇÃO DO GRAU DE HOMOGENEIDADE DE MISTURAS EM FORMULAÇÕES CONTENDO FÁRMACO DE BAIXA DOSAGEM


As cápsulas de gelatina dura oferecem uma forma de dosagem indivi­dualizada, que pode ser facilmente preparada na farmácia. Entretanto, para garantir a qualidade, eficácia e segurança do produto é fundamental um controle rigo­roso de todas as etapas do processo de mani­pulação. A manipulação de cápsulas contendo fármacos de baixa dosagem merece atenção especial, pois a encapsulação de uma mistura de pós não homogênea pode acarretar sérios riscos para a saúde do paciente. A etapa de mistura é, portanto, uma das etapas críticas para obtenção de doses uniformes em diversas formas farmacêuticas. Para quantidades reduzidas, como nas preparações magistrais, a mistura de pós pode ser realizada de dife­rentes formas, por exemplo, por diluição geométrica utilizando gral e pistilo (ANSEL, 2000; PRISTA, 1990); em saco plás­tico (FERREIRA, 2005) e em misturadores mecânicos (ex.: MixerPlus®) (ANSEL, 2000). De acordo com a Resolução RDC n° 87/08 devem ser realiza­das análises de teor e uniformida­de de conteúdo do princípio ativo, de fórmulas cuja unidade farmacotécnica contenha fármaco (s) em quantidade igual ou inferior a vinte e cinco miligramas, dando prioridade àquelas que contenham fármacos em quantidade igual ou inferior a cinco miligramas (BRASIL, 2008).
O acetato de hidrocortisona foi escolhido como exemplo de fármaco de baixa dosagem.
Esse fármaco é manipulado em farmácias magistrais em doses menores do que as encontradas em comprimidos comerciais (dose mínima 5 mg). Esse medicamen­to, por via de administração oral, não é produzido pela indústria farmacêutica brasileira sendo produzido apenas em farmácias magistrais.
Objetivou-se, nesse trabalho, avalia­rão e comparação do grau de homogeneidade de misturas de pós contendo fármaco potente (acetato de hidrocortisona – 1mg), utilizando-se 3 métodos diferentes: mistura no gral com auxílo de pistilo, mistura em saco plástico e mistura no Mixer Plus®. As misturas de pós foram encapsuladas e o teor do fármaco foi determinado por espectrofotometria de absorção na região ” ultravioleta (UV).
Grupo: Ana Paula, Patrícia e Gabriela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...