21 de outubro de 2010

Triclosan sob Investigação...

O FDA (Food and Drug Administration) órgão regulatório norte-americano, a partir de pesquisas recentes, informa que estão monitorando o triclosan em função de possíveis riscos sanitários a saúde da população.

O Triclosan (2,4,4’ –trichloro-2’-hydroxydiphenyl ether), um clorofenol, com ação antisséptica, é utilizado amplamente em diferentes tipos de produtos, tais como, pastas dentais, sabonetes, desodorantes, produtos infantis, itens de vestuário, entre outros.

Apesar do Triclosan ser um produto utilizado há muito tempo (primeiro registro no FDA em 1969), e não ser reconhecido como um produto que apresente risco à população, vários estudos que vem sendo conduzidos por institutos de pesquisa, demonstram que este deve ser melhor avaliado ou monitorado.

Alguns estudos em animais, demonstraram que o triclosan pode interferir na regulação hormonal. Mas sabe-se que nem todos os efeitos encontrados em animais, podem produzir efeitos semelhantes em humanos. Além destes, outros estudos em bactérias indicam que este produto pode também contribuir para a resistência bacteriana à antibióticos.

Assim, os especialistas do FDA estão engajados em estudar, do ponto de vista científico e regulatório, as possíveis consequências do triclosan para a saúde humana. Isto porque até o momento, ainda não existem dados seguros que possam recomendar qualquer tipo de alteração tanto na fabricação quanto no uso de produtos que contenham o triclosan.

Para ler o alerta completo do FDA acesse o link


Um comentário:

Ana Paula Brandão e Joilo disse...

Essa pesquisa para certificar este fármaco é de grande importância visto a garantia do produto mediante aos usuários que dele necessitem, por isso esta informação é tão necessária.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...