26 de outubro de 2010

Novas medidas vão reforçar a prevenção de infecções por microrganismos multirresistentes


A Anvisa reuniu, nesta sexta-feira (22/10), em Brasília (DF), infectologistas, microbiologistas e especialistas em infecção hospitalar para discutir recomendações e medidas de prevenção das infecções hospitalares provocadas por microrganismos resistentes a antibióticos.

O resultado das discussões integrou uma nota técnica dirigida a hospitais, secretarias de saúde e comissões de controle de infecção hospitalar publicada nesta segunda-feira (25/10).


Na mesma data, os diretores da Agência aprovaram a obrigatoriedade de que os serviços de saúde brasileiros disponibilizem solução alcóolica para a higienização das mãos dos profissionais de saúde em todos os pontos de atendimento aos pacientes. Os estabelecimentos deverão cumprir a norma a partir de 60 dias, contados da publicação da resolução no Diário Oficial da União.


Já as farmácias e drogarias brasileiras vão passar a reter a receita médica durante a venda dos antibióticos. Esses estabelecimentos terão 30 dias para se adequar à norma a partir da publicação da medida. As duas resoluções devem ser publicadas no Diário Oficial da União na próxima semana.


Os recentes casos de infecção hospitalar registrados no Brasil trouxeram à tona um problema de amplitude mundial: a resistência natural que microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, adquirem ao longo do tempo e que pode ser acelerada por ações humanas, como o uso irracional de antibióticos.

Assista ao vídeo da entrevista com o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano

Enzima KPC: entenda o que é

Confira nota técnica publicada nesta segunda-feira (25/10/2010)

Como se prevenir dentro do hospital

Profissional: saiba como higienizar as mãos dentro do hospital

Fonte: Imprensa/ANVISA

2 comentários:

Michele disse...

Achei essa publicação de grande valia... principalmente o vídeo!!!
É importante divulgar essas informações para a sociedade,vale a pena ver o video, é bem esclarecedor!!!

MaLu disse...

Pois é Michele..concordo..muitooo interessante mesmoo!!! é importante essas informações porque as infecções hospitalares estão por todos os lugares e é necessário ter um certo cuidado com isso!

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...