26 de outubro de 2010

Formulação de Xampus - uso de agentes tensoativos

O cabelo e o couro cabeludo acumulam ampla variedade de impurezas, incluindo oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas, células mortas descamadas, resíduos de cosméticos, e condicionadores para cabelos, bem como sujeira e fuligem do ar. Os cabelos sujos perdem o brilho, tornam-se oleosos e rebeldes e desenvolvem odor desagradável; por isso, a limpeza do cabelo e do couro cabeludo tem sido muito valorizada na cultura atual, e os xampus têm sido importantes agentes nesta tarefa.
A finalidade de um xampu é limpar os cabelos e ainda deixá-los reluzentes e maleáveis. Pode parecer bastante simples, mas trata-se de uma tarefa extremamente difícil, exigindo boa dose de empenho e uma cuidadosa harmonização dos componentes para o desenvolvimento de um produto que obtenha boa aceitação junto ao consumidor e seja de uso seguro.
O formulador se depara literalmente com centenas de tensoativos, estabilizadores de espumas, condicionadores capilares, espessantes, preservativos e componentes promocionais, à sua escolha para o desenvolvimento de tais formulações.
O detergente é a substância mais importante na formulação do xampu. São vários os tipos de detergentes, como os aniônicos, anfóteros e não iônicos. Eles podem ser utilizados sozinhos ou misturados uns aos outros. A tabela 1 mostra as vantagens e desvantagens desses detergentes.

Tabela 1: Vantagens e desvantagens dos tipos de agentes de limpeza
Vantagem Desvantagem
Aniônico excelente limpador cabelo áspero
Não Iônico deixa o cabelo maleável limpa pouco
Anfótero não irrita os olhos; limpa pouco
deixa os cabelos maleáveis

A concentração total dos agentes de limpeza geralmente gira em torno de 12-20%, dependendo do tipo de xampu a ser desenvolvido.

Este foi um trabalho analisando o Shampoo anticaspa Zpfórmula11, da Revlon. Para saber mais, acesse o link

Um comentário:

MaLu disse...

É muito interessante a utilização dos tensoativos na produção dos xampus...mas a dificuldade de escolher o mais apropriado para utilizar não deve ser tarefa fácil mesmo!

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...