26 de abril de 2020



A nanotecnologia como estratégia para o desenvolvimento de cosméticos


O setor de produtos relacionados a higiene pessoal e cosméticos, tem crescido muito nos últimos anos. Em relação ao mercado mundial, o Brasil está entre os primeiros no ranking, sendo uma de suas vantagens possuir uma rica fonte de princípios ativos e insumos, de origem natural. Entretanto, uma desvantagem desses ativos naturais, é a instabilidade, o que pode resultar em alterações na eficácia do produto. Com isso, um método que já vem sendo utilizado por muitas empresas, inclusive no Brasil, para melhorar a resposta desejada, bem como o tempo de validade desses produtos, é o uso de nanotecnologia, por meio do encapsulamento das substâncias bioativas em carreadores, cujo tamanho varia entre 50 e 300 nm. O objetivo do uso dessas nanoestruturas, é melhorar as propriedades físico-químicas dos produtos, em relação a sua forma convencional.
Exemplos, de sistemas nanoestruturados, utilizados em cosméticos são: as nanocápsulas, que podem ser utilizadas para “proteger ativos sensíveis, reduzir odores indesejáveis e evitar incompatibilidades entre os ingredientes de uma formulação”; uma das suas primeiras utilizações, foi em creme antirrugas, onde a vitamina A presente na formulação foi encapsulada, e as partículas atuavam como reservatórios, liberando a substância ativa lentamente. Já, as nanoemulsões são “compostas por óleo, água, e um ou mais agentes surfactantes, podendo ser uma dispersão óleo em água (o/a) ou água em óleo (a/o)”; este sistema, possibilita que o princípio ativo chegue ao extrato córneo, além de aumentar a permeabilidade de ativos pouco solúveis, tornando-os mais hidrofílicos; pode ser utilizada, em produtos como: óleos de banho, cremes para o corpo, preparações antirrugas, antienvelhecimento, e também apresentam como vantagem a melhora da propriedade de espalhabilidade na pele, quando comparada as emulsões convencionais.
Com isso, tendo em vista o crescimento do consumo/procura por produtos cosméticos, bem como seu uso em procedimentos estéticos, se tornou indispensável a inovação desses produtos fabricados, devido a competitividade entre as empresas, e a nanotecnologia se tornou uma opção viável para esta finalidade, devido as vantagens que ela proporciona quando comparada aos produtos convencionais, em relação a eficácia, por exemplo. Com o presente artigo, foi possível ter o conhecimento sobre os tipos de nanoestruturas que podem ser utilizadas para carregar os princípios ativos, com o intuito de melhorar as propriedades de cremes, por exemplo, em relação a sua espalhabilidade e área que este deve atingir para ter o efeito desejado, para auxiliar no aumento da estabilidade destes produtos e, ainda no caso de perfumes, é possível aumentar a durabilidade das fragrâncias, após longos períodos de aplicação. Como é utilizada nanotecnologia, se torna necessário maiores investimentos em testes de eficácia e segurança, visto que a mesma substância em diferentes tamanhos podem apresentar graus de toxicidade distintos. Além de empresas estrangeiras, no Brasil a utilização dessa ferramenta já é realidade, o que é benéfico para a economia do país, visto que esta área e investimentos nela tem crescido muito nos últimos anos.

Referência:
DAUDT, R. M.; EMANUELLI, J.; KÜLKAMP-GUERREIRO, I. C.; POHLMANN, A. R.; GUTERRES, S. S. Ciência e cultura. A nanotecnologia como estratégia para o desenvolvimento de cosméticos, São Paulo, v. 65, ed. 3, Julho 2013. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252013000300011&script=sci_arttext. Acesso em: 17 abr. 2020.


5 comentários:

Jardel / Tailine disse...

Medicamentos baseados em nanoestruturas, atuam em pontos específicos; materiais de substituição (próteses) biocompatíveis com órgãos e fluidos humanos; materiais para a regeneração de ossos e tecidos; protetores solares; produtos para recuperação da pele; produtos contendo cores físicas (índice de refração); produtos para maquiagem, enfim um avanço muito importante no mercado farmacêutico, parabéns...

Jardel

Natanieli e Roseana disse...

O mercado da beleza vem avançando constantemente e com ele os estudos baseados na nanotecnologia. E podemos dizer que de todos, é um dos mercados mais ricos visto as grandes possibilidades de crescimento. A cada dia que passa, pessoas de todos os gêneros vem investindo mais e mais na sua aparência e vêm preferindo usar produtos de alta qualidade, e claro que não menos citados, os nanotecnológicos. Podemos perceber tamanhos benefícios que eles nos proporcionam, seu alto alcance nas camadas mais profundas na pele nos dão resultados quase que imediatos. Quem investe nessa área tem grande potencial de crescimento e nós farmacêuticos devemos ser vistos e obtermos bastante destaque nessa função, ela que faz parte de uma das nossas tantas áreas de atuação.

Roseana.

Natanieli Santos disse...

A nanotecnologia é recente e vêm sendo muito estudada e regulamentada.
O setor cosmético vem fazendo uso desta tecnologia devido às diversas vantagens da sua aplicação, principalmente em uma maior capacidade de penetração dos ativos nas camadas da pele. Os possíveis riscos na aplicação de nanopartículas incluem uma possível toxicidade e uma possível ausência de biocompatibilidade dos materiais utilizados. Não menos importante é considerar os impactos ambientais que também pode vir a ocasionar, caso este aspecto não seja alvo de estudos.

Tailine disse...

Um mercado que vem crescendo muito é o da cosmética, as pessoas estão cada vez mais preocupas com estética e afins. Logo, se pensa em cosméticos e se esse ramo cresce a tecnologia vai em busca e avança também. A nanotecnologia vem sendo bastante estuda nessa área.

camila/marizele disse...

os bons resultados dos tratamentos envolvendo a nanotecnologia é o que vem gerando grande aceitação na área da cosmética, pois satisfaz a busca dos consumidores.

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