16 de abril de 2020

Covid-19: entenda por que nenhum país tem vacina contra o coronavírus



A vacina seria a melhor ferramenta [contra o novo coronavírus], porque é uma ferramenta de prevenção, mas é a mais difícil de ser atingida.
O fato de laboratórios terem começado testes com seres humanos não significa que as vacinas contra a Covid-19 estejam praticamente prontas, ou que seu desenvolvimento esteja próximo do fim. Na verdade, trata-se de protótipos. Sua eficiência só será comprovada depois dos testes clínicos.
Por meio destes testes serão verificadas a segurança de se aplicar o produto, que pode causar reações adversas, e a sua capacidade de proteger contra o vírus. Além da segurança, é avaliada também a eficácia, a capacidade que essa vacina tem de produzir.
Visto que, são procedimentos caros e demorados, a descoberta da imunização contra a Covid-19 terá relação direta com a duração da pandemia. Se a disseminação da doença não se estender muito, há o risco de a maioria das iniciativas serem interrompidas.

Para mais informações, segue disponível:

8 comentários:

Jéssica Maron disse...

Sabemos o quão importante é a descoberta de uma vacina eficaz contra a Covid-19, mas também sabemos que existem etapas importantes a serem cumpridas, para que quando a potencial vacina chegue a população tenha máxima segurança e eficácia.

Willian disse...

Segundo o Jornal El País em uma matéria do dia 15/4, traz números atualizados sobre a pandemia, sendo por volta de cem mil mortos e dois milhões de infectados o caminho mais viável para volta da normalidade seria o desenvolvimento de uma vacina eficaz. A china corre na frente por uma vacina com nove projetos em andamento, esses estudos contam com técnicas diferentes como vacinas inativadas, de vetor viral ou genéticas que estão em diferentes fases de desenvolvimento e mobilizam um total de até 1.000 cientistas. A projeção do que está sendo trabalhado é para o inicio de 2021, que é um grande avanço visto que o habitual desenvolvimento de fármacos é de até 10 anos.

Eduarda e Suzele disse...

Como observamos nos meios de comunicação diariamente o planeta tem se movimentado para encontrar um tratamento e uma forma de prevenção eficaz que amenizem os impactos do corona vírus. Para descobrir um método de prevenção por meio de vacinas são necessárias diversas etapas de pesquisas, porque estamos lidando com um vírus totalmente novo e por esta razão é necessário mapeá-lo e entende-lo.
Por tanto, enquanto as vacinas não chegam até a população, a melhor forma de se prevenir é seguindo as orientações da (OMS) Organização Mundial da Saúde, cumprindo o isolamento social e cuidando da nossa saúde.
- Suzele

Natanieli Santos disse...


A vacina é a melhor maneira de se proteger e lidar com infecções respiratórias, a principal solução para qualquer infecção viral que tenha poder de causar pandemias é a vacinação em massa. A população desenvolve anticorpos, inclusive com efeito rebanho, em que as vacinadas protegem as não vacinadas. Com a vacinação, o sistema imune “aprende” a combater e eliminar o microorganismo. O vírus não encontra hospedeiro suscetível para ele se multiplicar e perpetuar a infecção. Então, uma vacina seria muito importante, embora pouco provável a curto prazo.
O mundo precisa se preparar para vírus letais, investindo em pesquisa e desenvolvimento de vacinas e antivirais antes que as pandemias ocorram.

Natanieli e Roseana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natanieli e Roseana disse...

As diversas etapas do desenvolvimento de fármacos/vacinas ainda nos deixam numa certa distância do que chamamos de cura. Infelizmente ainda temos muito pela frente para combater o tão temido Corona Vírus. Podemos perceber através dessa notícia que já há bastante trabalho feito, mas o que vem selecionando-os é a questão do desenvolvimento. Por enquanto o que nos resta é fazer a nossa parte para colaborar com essa pandemia que é nos prevenirmos ao máximo e não tentar adquirir o vírus, seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde.

Roseana.

Pesquisandoecontribuindo@gmail.com disse...

Desenvolver uma vacina é um processo complicado e que envolve muito tempo e dinheiro,pois é preciso primeiro saber a causa da doença,estudar a fundo o vírus ou bactéria e entender sua reação no organismo,a partir dessas informações começa a criação da vacina,o problema é que muitas vezes os resultados satisfatórios em laboratório, quando testados na prática não obtém o mesmo sucesso,e daí voltasse ao ponto de partida.

Natália e Carolayne disse...

Por mais que a urgência de uma vacina para a covid-19 seja indiscutível, é indispensável que a mesma passe por todas as fases da pesquisa clínica necessárias para comprovar sua eficácia e segurança. Espero que o governo e investidores não esqueçam da gravidade da doença e sigam apoiando estudos para vacinas e curas.

- Natália Wirowski

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...