1 de junho de 2021

 

Nanofármacos e o câncer


Nanotecnologia vem se mostrando forte aliada no tratamento de vários tipos de câncer

A nanotecnologia aplicada no tratamento de diversos tipos de cânceres vem se mostrando uma forte aliada na melhora da sobrevida dos pacientes que sofrem destas patologias, ao aliar drogas anticancerígenas a sistemas nanoestruturados.

O fármaco administrado em pequenas e repetidas doses gera resistência das células cancerosas, que acabem se proliferando mais rapidamente. Para contornar isso, foi desenvolvido a terapia direcionada, a qual busca garantir que o medicamento chegue e se concentre no local desejado, de forma que não se espalhem muito para outras partes do corpo.  A terapia direcionada potencializa o efeito da droga enquanto uma boa quantidade da dose administrada é retida no local enfermo e os efeitos colaterais em outros tecidos são minimizados. Com isso, é possível aumentar a dose administrada e alcançar um tratamento mais eficaz.

Frente a isso, os nanomedicamentos tem o potencial de modular a biodistribuição e o acúmulo no local-alvo dos fármacos utilizados na quimioterapia, aumentando sua moderação entre eficácia e toxicidade.



Fernanda Barreto

Francine Abreu

Um comentário:

Letícia Bender disse...

Cada publicação sobre a nanotecnologia deixa a gente amando mais ainda esta tecnologia tão inovadora e tão capaz! Pelo exposto, podemos ter ótimas expectativas para o tratamento do câncer no futuro.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...