Com o passar dos anos, a indústria cosmética se modificou de forma a oferecer mais do que embelezamento superficial. Os chamados dermocosméticos ganharam as prateleiras de todo o mundo e marcas famosas começaram a apostar na nanotecnologia para entregar mais e mais benefícios à pele dos consumidores.
Um BOOM da última década, a vitamina C vem agregando espaço na prateleira dos consumidores ao oferecer proteção antioxidante da pele e, consequentemente, ação antienvelhecimento.
No entanto, uma das características mais potentes da vitamina C, causada justamente por sua ação antioxidante, é sua instabilidade em meios comuns. Isto significava uma molécula oxidada antes mesmo de entrar em contato com a pele e uma entrega de 0% de benefício a esse tecido.
Com a opção do nanoencapsulamento, a vitamina C passou a ser estabilizada neste carreador e, com isso, permanecer intacta até a aplicação e ainda obteve facilidade de penetração nas camadas intermediárias da pele, local onde efetivamente ocorre o dano celular devido à exposição à radiação. Esta opção rapidamente se difundiu entre diversas marcas e fervorou o mercado cosmético com promessas de antienvelhecimento a todos os preços para a população.
Será que você já usou algum creme, loção, sérum ou outro cosmético com vitamina C nanoencapsulada?
Para saber mais, leia sempre os rótulos e bulas dos produtos que utiliza e acesse a revisão científica realizada sobre o tema: https://core.ac.uk/download/pdf/229765819.pdf
6 comentários:
Após a leitura da publicação de vocês eu obtive um conhecimento que eu ainda não tinha. Não sabia da questão da instabilidade da vitamina C. Que bom que o nanoencapsulamento desta vitamina foi desenvolvido e com isso trouxe maior efetividade para os produtos que contém este componente, auxiliando inclusive na penetração para as camadas intermediárias da pele.
Em relação a utilização de algum produto com vitamina C nanoencapsulada, eu não sei se utilizei. Não lembro de ter lido algo relacionado a esta questão nos produtos que utilizo. Talvez tenha passado despercebido por não ter ainda o conhecimento sobre a importância do nanoencapsulamento da vitamina C. Parabéns pela publicação. Rafaela.
Rosimeri Souza
Após a leitura do post fui olhar o meu creme de corpo, que contem vitamina C, promete dar mais firmeza e elasticidade a pele e combater os radicais lives, mas nos ingredientes fala somente Ascorbyl Phosphate, então acho que não uso cosmético com nanoencapsulada. Mas adorei o post e como o nanoencapsulamento estabilizou a vit.C e facilitou sua penetração.
Muito interessante o assunto, foi uma grande descoberta a utilização da vitamina c nanoencapsulada, pois assim ela age de eficaz como se espera. Jessica Kruger
A aplicação da Vitamina C em formulações cosméticas é limitada em virtude da baixa estabilidade, causada pela foto sensibilidade que esta vitamina apresenta. Quando nanoencapsulada, a vitamina C fica mais estável e tem aumento da sua penetração cutânea, devido ao tamanho reduzido das partículas (100 – 200 nm).
Letícia
Os benefícios da vitamina C são muitos, em doses adequadas, protege a pele da radiação solar e renova as suas estruturas, além de poder ser usada em procedimentos revitalizantes, hidratantes, antioxidantes, clareadores e até para estrias.
Com essa técnica de nanoencapsulamento realmente as opções de antienvelhecimento para população aumentam, bem mais.
--Kaciane Rickes--
Postar um comentário