9 de maio de 2022

Como os fitoterápicos atuam no organismo

                                   Como os fitoterápicos atuam no organismo


Os medicamentos fitoterápicos podem atuar de várias formas e em vários órgãos no nosso metabolismo, devido às suas propriedades terapêuticas e nutricionais que estimulam diferentes respostas metabólicas aos mecanismos de ação desses componentes.

Os metabólitos gerados a partir dos fitoterápicos, podem promover estímulo para modulação da microbiota, auxiliando de forma significativa na melhora de doenças agravadas pelo intestino, como a diabetes mellitus, Alzheimer, transtornos intestinais, obesidade, inflamação, transtornos psicológicos e câncer. 

 


7 comentários:

Anônimo disse...

Os fitoterápicos são uma classe bastante utilizada por grande parte das pessoas, seja como chás ou até mesmo em cápsulas. É sempre interessante lembrar que, mesmo sendo um medicamento à base de plantas medicinais, seu uso indevido podem gerar efeitos colaterais sérios. Sempre bom consultar um médico ou farmacêutico antes de iniciar um tratamento, por menor que seja o problema.

Dara disse...

Fitoterápicos são mesmo excelentes para o organismo, mas uma preocupação que deve ser levada em consideração é a dose. Chás, por exemplo, apesar de fazerem bem, se ingeridos de forma exagerada podem ter efeito rebote. É algo que muitas pessoas não pensam. "Ah, é fitoterápico, não tem problema, faz bem". Faz bem, mas cuidado nunca é demais.

Mariana Moreira de Aguiar disse...

O uso de fitoterápicos é bastante comum e muito utilizado, até porque muitos usuários desses medicamentos possuem a concepção de que porque eles são feitos de produtos naturais, são menos tóxicos e mais seguros, o que nem sempre será verdade. O uso dos fitoterápicos, bem como de todos os medicamentos deve ser acompanhado de orientação médica ou farmacêutica, pois o uso indiscriminados dos mesmos pode causar malefícios à saúde, como toxicidade e interações medicamentosas, além de poder causar efeitos colaterais.

Thiago, Édina e Francine disse...

Parece que ultimamente tem se abandonado a procura e pesquisa por fontes naturais e os investimentos tem sido majoritariamente em drogas sintéticas, seria interessante explorar essa vastidão de verde que possuímos na terra ao invés de somente destruí-la.
Thiago Vargas

Anônimo disse...

Os fitoterápicos são muito eficientes, vejo uma grande procura e prescrição pelos que melhoram a circulação, as pessoas tomam e realmente sentem uma melhora e eficácia do medicamento, e por isso continuam, mas é sempre bom informar ao médico e fazer exames periodicamente para parar ou diminuir ou aumentar a dose, ou seguir o tratamento. Fran

Anônimo disse...

Acho muito interessante os fitoterápicos, é incrível termos a cura e tratamento de diversas doenças disponíveis na natureza!
Paula

Thiago, Édina e Francine disse...

Os fitoterápicos estão cada se tornando cada vez mais conhecidos e esse texto foi esclarecedor para vermos que eles podem atuar em diversas doenças.

Édina Barcelos

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...