8 de maio de 2011

Fracionar medicamentos:vantagens


O desperdício de medicamentos no Brasil é alto. A estimativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) era que 20% de toda a produção farmacêutica tinham ido para o lixo , um desperdício de R$ 4 bilhões. Além disso, o perigo da caixinha de remédio em casa é a auto-medicação. Segundo a Anvisa, 28% das intoxicações que ocorreram nos últimos dez anos foram causadas por medicamentos usados indevidamente. Assim, o medicamento fracionado, usado também em outros países como Espanha, deveria ser uma boa saída para o problema. A previsão é de, pelo menos, 600 medicamentos. Acontece que por não ser obrigatório, nem farmácias, nem a indústria farmacêutica se empenham em adotar o modelo. Para vender o remédio fracionado, é preciso embalagens adequadas, a presença das informações da bula ou na embalagem ou junto com o vendedor. Assim, tanto comércio quanto indústria tem que se adequar. E as empresas não têm interesse em investir no assunto. Órgãos de defesa do consumidor apóiam o projeto de lei que torna obrigatório o uso de fracionado.

fontehttp://saude.hsw.uol.com.br/remedio-fracionado.htm

Um comentário:

Unknown disse...

O fracionamento de medicamentos deveria ser uma prática adotada por todas as fármacias pois evita o desperdicio e a automedicação. Industrias farmaceuticas deveriam se adequar a esse novo modo de dispensação de medicamentos visando o melhor atendimento da população.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...