Vimos em postagens anteriores assuntos sobre novos tratamentos para o câncer e vimos também como a nanotecnologia tem revolucionado o desenvolvimento de novos fármacos.
Hoje venho trazer um estudo de revisão de literatura com abordagem descritiva e sistematizada, sobre o uso da nanotecnologia, liberação controlada de fármacos e câncer de mama.
O câncer de mama continua sendo uma das doenças mais devastadoras do mundo.
O tratamento ainda é um grande desafio, pois a citotoxicidade e/ou a imunossupressão que se adquire quando utilizados os agentes terapêuticos disponíveis no mercado castiga as pacientes.
Com a ideia de atingir somente as "células doentes", a nanotecnologia vem pra fazer com que esse tratamento seja menos agressivo para as células sadias.
Os nanosistemas desenvolvidos para o tratamento e também o diagnóstico do câncer tem a ideia de superar as principais barreiras do organismos e atingir células cancerosas dando assim uma maior especificidade e direcionamento em relação ao local de interesse que seria o tumor.
Utilizando o mecanismo de vetorização que se caracteriza pelo uso de ligantes na superfície das nanopartículas onde essas irão interagir especificamente com as células tumorais que serão atingidas por fármacos citotóxicos de forma com que se controle essa liberação.
O estudo proposto aqui vem nos mostrar como, e de que forma essa nova "tecnologia" vem atuando na oncologia e principalmente no câncer de mama.
Com uma linguagem simples e detalhada esta revisão de literatura realizada em 2013, pela Universidade de Brasília, irá esmiuçar a nanotecnologia na saúde.
Deixarei o link abaixo para quem tiver mais interesse no assunto.
http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7034/1/2013_JoseRanclenissonLopesMoreira.pdf
7 comentários:
É a maior tendencia dos tratamentos do futuro, atingir somente as células dos tecidos acometidos e preservar o tecido saudável, acredito que desta forma o organismo não fique tao debilitado e possa reagir melhor diante da adversidade iminente da doença.
Acredito que a nanotecnologia é indispensável quando pensamos no futuro, sendo fundamentável obter novos recursos para o tratamento do câncer de mama que acomete tantas mulheres assim como em outros tipos de câncer, atingir principalmente as células tumorais é o maior obstáculo, já que os tratamentos utilizados hoje atingem também as células normais do organismo, mas que se der certo representa um grande avanço.
Abranger somente as células tumorais, é o maior avanço que podemos ter, pois atualmente, os pacientes que fazem tratamentos, ficam muito debilitados, pois além do câncer, tem muita fraqueza, náuseas...
O câncer de mama é uma das doenças mais devastadoras do mundo, sendo o tipo de neoplasia que mais acomete as mulheres, no entanto, uma melhor compreensão da biologia do tumor e melhores dispositivos de diagnóstico podem levar a melhores resultados terapêuticos, recentemente os sistemas de liberação controlada de drogas específicas anti-tumorais têm demonstrado um grande potencial para reduzir a toxicidade e aumentar os efeitos terapêuticos, vários nanocarreadores foram introduzidos para melhorar a eficácia terapêutica de drogas anticâncer, incluindo lipossomas, nanopartículas e dendrímeros.
Aluna: JoicePeters Iepsen.
O maior obstáculo sempre foi atingir somente as células tumorais, pois os tratamentos utilizados atualmente atinge células tumorais, mas também as células normais do paciente, deixando o paciente ainda mais debilitado. Medicamento representa um grande avanço para todos nós.
A nanotecnologia está fazendo um avanço incrível em diversas terapias. O seu uso no tratamento do câncer de mama, atingindo somente as células tumorais, traz qualidade de vida e aumenta também a expectativa de vida destas pacientes.
Postar um comentário