24 de maio de 2017

USP de Ribeirão Preto testa antioxidantes no combate a doença que causa infertilidade em mulheres




A endometriose é uma doença ginecológica, crónica frequente e benigna, estrogéneo-dependente, que afeta cerca de 10% da população feminina, na fase reprodutiva, ou seja, desde a primeira menstruação até a menopausa, provocando cólicas intensas até podendo causar a infertilidade. Definindo-se  pela presença do tecido endometrial fora da cavidade uterina, que são lançadas pelo sangramento menstrual para outas cavidades, sendo os mais atingidos os órgãos pélvicos e o peritoneu, também podendo ocorrer  em qualquer parte do corpo, como o septo recto-vaginal e mais raramente pericárdio, pleura ou trato urinário. Podendo afetar 90% das mulheres, mas nem todas a desenvolvem. O tratamento que hoje está disponível é a cirurgia complementada com a retirada dos focos endometriais combinado com um tratamento clínico para que as pacientes não menstrue, deixando a doença em repouso, sendo assim não tendo há cura definitiva, os tratamentos mais utilizados são hormonais, não-hormonal e terapias alternativas sendo a mais usada a base de progestagéneos. 
Uma pesquisa feita na faculdade de Medicina USP do Ribeirão Preto, descobriram dois antioxidantes que estão presentes em suplementos alimentares tem potencial de combater a endometriose. Essa conclusão foi obtida em um estudo de doutorado no setor de reprodução humana realizada pela Vanessa Silvestre Innocenti Giorgio que associou a doença com o estresse oxidativo que prejudica o desenvolvimento dos óvulos, testando a N-acetilcisteína e a L-carnitina, conhecida como vitamina B11  que é produzida pelo organismo humano e encontrados em alimentos com carnes, laticínios, vegetais, nas células afetadas pela doença. Essas substâncias ainda estão em fase de testes, sendo que não chegou a fases de testes clínicos. Mas entre as duas substâncias a que se mostrou mais eficaz para combater a infertilidade foi a L-carnitina. 

5 comentários:

Taila ehlert disse...

Achei muito interessante o beneficio do uso de antioxidantes que estão presentes no suplementos alimentares como a L-carnitina no combate desta doença que acomete tantas mulheres e que se torna bem delicada pois alem dos sintomas que são incômodos pode ate causar a infertilidade, um fator muito importante para aquelas mulheres que sofrem da doença e que sonham em ser mães.

joice peters iepsen disse...

Achei muito importante a descoberta do beneficio do uso de antioxidantes que estão presentes nos suplementos alimentares no combate desta doença que acomete tantas mulheres, essa enfermidade não pode ser evitada, mas com uma boa alimentação à base de antioxidantes é possível controlar sua progressão.

Unknown disse...

Bem, vou comentar sobre este assunto pois minha esposa sofre deste problema e não podemos ter mais filhos, tem que fazer tratamento com anticoncepcional não podendo enterromperpois pois se parar agrava o quadro, deve ter acompanhamento com ginecologista regularmente, dedta forma sempre que tem novidades sobre endometriose procura me informar.

Geórgia disse...

Muito interessante um suplemento alimentar conter antioxidantes que combatem a endometriose. Dando uma esperança para as mulheres que sofrem com essa doença.

Rita Sorondo disse...

Esta pesquisa é de suma importância para o tratamento da endometriose. O uso de suplementos como fonte de antioxidantes gera uma maior facilidade para as mulheres portadoras da doença.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...