24 de maio de 2017

Nanopartículas levam medicamento direto a células tumorais e poupam as saudáveis



O uso de nanoparticulas esta sendo utilizada para o desenvolvimento de medicamentos quimioterápicos, a quimioterapia apesar de ser uma das principais vias de tratamento de diversos tipos de câncer, apresenta fortes efeitos colaterais por atacar não somente as células tumorais, mas também as saudáveis, que se caracteriza como um grande problema deste tipo de terapia.  Visando a minimização deste tipo de dano à saúde do paciente que já se encontra bastante debilitada, pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram uma estratégia através do uso de nanopartículas que atacam direto às células doentes, levam o medicamento em altas concentrações até elas, evitando que as demais sejam atingidas.
Para tal feito, os pesquisadores utilizaram nanopartículas de sílica, componente químico de diversos minerais, carregadas de curcumina que é um candidato a fármaco contra câncer de próstata, revestido por uma vitamina que é naturalmente atraída pelas células tumorais, o folato.
 Nos testes que foram realizados  in vitro, as nanopartículas mostraram-se eficazes pois mataram cerca de 70% das células tumorais de próstata, enquanto que apenas 10% das células saudáveis da mesma linhagem foram atingidas.
“A célula tumoral, em função do seu metabolismo diferenciado, em geral tem 200 vezes mais receptores de folato na sua superfície do que as saudáveis. Dessa forma, as nanopartículas revestidas dessa estrutura química ‘driblam’ as células que não precisam ser atacadas, sendo atraídas pelo seu verdadeiro alvo e entregando a carga de fármacos em maior concentração”, explicou Mateus Borba Cardoso, responsável pela pesquisa “Funcionalização de nanopartículas de sílica: aumentando a interação biológica”, realizada com apoio da FAPESP.


Estratégia desenvolvida por pesquisadores do CNPEM e da Unicamp é capa da revista Langmuir

Taila Ehlert; Eduardo Peglow e Joice Iepsen

Link:http://agencia.fapesp.br/nanoparticulas_levam_medicamento_direto_a_celulas_tumorais_e_poupam_as_saudaveis/23210/

10 comentários:

Anônimo disse...

O uso de nanopartículas para tratamentos relacionados ao câncer, levando o medicamento diretamente as células "doentes" e poupando as células saudáveis, na minha opinião é revolucionaria no tratamento quimioterápico. Contudo, pela tecnologia das nanopartículas ser muito recente, creio que diversos pacientes terão algum receito quanto ao uso desses medicamentos, já que o novo sempre causa desconfianças.

Fermina Francesca Alves Vargas

Unknown disse...

Olha só tenho escutado bastante o professor Fabian falar em nanoparticulas então achei lagal comentar sobre o assunto até porque se trata de uma doença que atinge diretamente nós homens, cancer de próstata através deste tratamento com nanoparticulas demos mais sanches de cura e melhora no tratamento.

Unknown disse...

Interessante o uso de nanopartículas no desenvolvimento de fármacos quimioterápicos, visando diminuir seus efeitos colaterais e ter mais especificidade com as células doentes, mas como todo o estudo a respeito é recente precisamos acompanhar de perto estas inovações.

Geórgia disse...

A Nanopartícula está permitindo uma nova visão para o tratamento farmacológico, levando o medicamento direto as células tumorais poupando as células saudáveis. Geórgia

Unknown disse...

Acredito que este seja o caminho para o tratamento e/ou cura de vários tipos de câncer: a nanotecnologia. Esse novo tipo de tecnologia no desenvolvimento de fármacos leva o princípio ativo diretamente nas células tumorais e, com os devidos testes, deve ser confirmado como uma alternativa de grande valia para o futuro.

Fernanda Zehetmeyer Bergmann disse...

O uso de nanopartículas é um excelente tratamento para a cura de vários tipos de cânceres, pois esse novo medicamento irá levar o principio ativo diretamente nas células doentes (tumorais), preservando as células saudáveis, essa alternativa de medicamento seria muito útil para todas as pessoas que sofrem com essa doença tão grave e triste que atinge tantas pessoas.

Rita Sorondo disse...

De fato o tratamento com nanopartículas é bastante inovador, já que age diretamente no alvo - poupando os locais sadios. Mas, como tudo que é novo, poderá gerar grande desconfiança por parte dos usuários.

Unknown disse...

A estratégia através do uso de nanopartículas que atacam direto às células doentes, evitando que as demais sejam atingidas, com certeza é um grande avanço para todos nós.

Unknown disse...

É excelente, pois um organismo debilitado lutando contra o câncer o que menos precisa é de mais agressão, através da nanotecnologia é possível poupar as células saudáveis e exterminar somente as cancerígenas, dando assim maior possibilidade de cura ao paciente.

Unknown disse...

Excelente estratégia para diminuir os efeitos colaterais do tratamento contra o câncer. Que são tão desgastantes para o paciente e por vezes até insuportáveis, levando a interrupção do tratamento e regredindo a terapia.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...