13 de maio de 2019


NANOCARREADORES


Tendo em vista que a nanotecnologia é o estudo de partículas muito pequenas, possibilita o remodelamento de moléculas e átomos. A área da nanotecnologia farmacêutica e a nanomedicina, tem a pesquisa e desenvolvimento, seja para a terapêutica ou para o diagnóstico, voltada de modo à aumentar a superfície de contato do fármaco em relação ao seu volume para receber vantagens em relação aos seus homólogos. São levados em consideração a biodegradabilidade, biocompatibilidades, capacidade de funcionalização de superfície, conjugação, complexação e encapsulamento.
Nanocarreadores são partículas adicionadas a um fármaco que possibilita com que o mesmo seja deslocado a um lugar específico durante sua absorção no organismo que, em condições normais, são capazes de levar os medicamentos aos seus sítios de ação com máxima segurança. Os principais nanocarreadores utilizados no transporte de fármacos são os lipossomas, nanopartículas lipídicas, micelas, e nanopartículas poliméricas.

Lipossomas são formados por vesículas que contém uma ou mais bicamadas lipídicas intermediadas por compartimentos aquosos; as propriedades deles são facilmente modificadas e adaptativas, de acordo com o perfil farmacológico do medicamento.

Nanopartículas lipídicas são formadas por dispersão de lipídeos com alto ponto de fusão em meio aquoso. Tem como vantagem o fato de não ser necessária a utilização de solventes orgânicos na sua produção. Possuem grande capacidade de encapsular fármacos hidrofílicos e lipofílicos na matriz lipídica. Muito utilizados em medicamentos de uso dermatológico devido à sua excelente biocompatibilidade e baixa toxicidade, alta absorção transdérmica e poder de hidratação. Porém, o alto teor de água presente nessas partículas causa problemas de instabilidade no produto final, tem como alternativa utilizar carregadores lipídicos nanoestruturados, com teor lipídico de 40 a 50%.

Micelas são utilizadas em sistemas de liberação de fármacos para administração tópica, oral e intravenosa. Formam uma nanoemulsão mutifásica com um solvente, estabilizante, óleo e água misturados com alta pressão. O resultado gera micro/nanopartículas com cristais de fármaco livre associado a óleos, micelas ou solubilizado na fase contínua. Utilizada em fármacos como o diazepam e complexos vitamínicos.

Nanopartículas poliméricas são transportadoras coloidais, divididas em nanoesferas e nanocápsulas. Polímeros como albumina, gelatina, alginato e outros são utilizados pra preparar essas nanopartículas, mas tem problemas na reprodutibilidade lote a lote, devido a isso, os polímeros sintéticos também são utilizados: poliésteres alifáticos, derivados de ácido acrílico e metacrílico e derivados do cianoacrilato de aquila. Os polímeros de albumina são ótimos veículos para drogas da área de oncologia, assim como transportador de vitaminas, hormônio e outros constituintes  do plasma.


BIBLIOGRAFIA:

DIMMER, FRANTIESCOLE; FRIEDRICH, ROSSANA; GUTERRES, RUY. Impactos das nanotecnologia na saúde: Produção de medicamentos.

5 comentários:

Dani Bruno disse...

Sem dúvida indispensável no ramo de pesquisas e esclarecimentos na área farmacêutica.

Maitê e Daniele P. disse...

Os nanocarreadores estão cada vez mais ganhando importancia na farmacologia, pois atua no sistema de entrega da droga para agentes terapeuticos, e melhora as caracteristicas farmacocinéticas do medicamento.

Katherine e Sabrina disse...

Dentro da nanotecnologia se conseguiu produzir os sistemas nanoestruturados, que são feitos de matéria prima variadas como por exemplo, dos óleos vegetais ou polímeros produzidos nas reações químicas (nanopartículas). Os nanocarreadores tem duas funções: expedição até o sítio especifico e liberar o material de forma gradativa e eficiente. Ele tem grande interesse de utilização porque são técnicas que possibilitam que o material desejado seja carregado ao local de interesse sem que haja perda, com a bagagem de que ele é inativo até o local de ação. O seu uso tem inúmeras áreas de atuação como na agricultura, medicina, etc.
Como exemplo, na medicina eles podem reduzir o efeito colateral e melhorar a biodisponibilidade, o nanocarreador pode ser aplicado em testes laboratoriais no tratamento de câncer de pele, é um possível tratamento na dermatite atópica e com os lipossomas nanocarreadores é possível diminuir a metástase de tumores cerebrais.

Paula/Malena disse...

Sem dúvida a utilização dos nanocarreadores é algo muito importante para o ramo da farmácia, pois eles melhoram a farmacocinética do fármaco e ajudam com a entrega de drogas de forma eficiente no local da doença para agentes terapêuticos ou de imagem podendo aumentar as propriedades farmacológicas dos compostos. Dessa forma, o uso de nanocarreadores é algo bem interessante, pois devido a estas técnicas é possível carregar o material desejado ao local de interesse sem a perda deste material, de forma segura e com a vantagem de estar inativo até chegar ao local de ação.

Kate e Vitória disse...

Os nanocarreadores apresentam uma grande importância para os farmácos , pois possibilita com que os mesmos sejam levados a seu sítio de absorção com máxima proteção, contribuindo para que não haja nenhuma perda deste farmáco ,e que possa ser levado com segurança , podendo assim apresentar uma ação satisfatória quando ingerido.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...