A medida da Anvisa é temporária, e o objetivo é aumentar a rede de testagem, além de reduzir a demanda do sistema de saúde.
Foi aprovado nesta terça feira a realização de testes rápidos de diagnóstico da Covid-19 em farmácias e drogarias. Os estabelecimentos que quiserem realizar os exames deverão ter um profissional qualificado (Farmacêutico) durante todo o horário de funcionamento e ele deve seguir um protocolo que inclui desde realizar o controle de qualidade do kit e até mesmo reportar ao MINISTÉRIO DA SAÚDE os possíveis casos positivos. A decisão autoriza a aplicação, mas não obriga que farmácias e drogarias disponibilizem os testes. A adesão, portanto, é voluntária.
De acordo com a Anvisa, o resultado dos testes rápidos aparece em 10 a 30 minutos. A amostra de sangue é coletada na ponta do dedo – similar aos testes para diabetes, por exemplo.
"Os testes imunocromatográficos não possuem eficácia confirmatória, são auxiliares. Os testes com resultados negativos não excluem a possibilidade de infecção e os positivos não devem ser usados como evidência absoluta de infecção, devendo ser realizados outros exames laboratoriais confirmatórios”, disse Barra Torres que foi relator do processo.
Para saber mais acesse o link: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,farmacias-podem-aplicar-teste-rapido-para-covid-19-produto-e-contraindicado-para-diagnostico,70003285709
Referências:
11 comentários:
Mesmo não sendo totalmente eficazes para diagnóstico tanto positivo quanto negativo, é importante que as farmácias venham realizar esses testes ampliando a visão e entendimento da população como estabelecimento de saúde e neste momento crítico que estamos vivendo é importante que todos tenham acesso a um primeiro teste caso apresente algum sintoma, assim evita aglomerações e sobrecarga em hospitais e pronto atendimentos.
Valéria Maciel.
Os testes rápidos são importantes para o momento atual em que estamos vivendo, o mesmo veio para somar e ajudar a controlar a pandemia, pois podem ser feitos em hospitais, clínica médica, postos de saúde e até mesmo em farmácias que estão apta para realizar esse procedimento, não dependendo de aparelhos sofisticados, informando um diagnostico com agilidade e diminuindo aglomerações em hospitais.
- SUZELE
Acho importante que a população tenha acesso a esses testes, uma vez que estes possam auxiliar no diagnóstico antes do aparecimento dos sintomas, em alguns casos e, consequentemente, diminuir a transmissão, visto que um dos grandes problemas são pacientes assintomáticos, que por não saberem que estão infectados acabam por infectar outras pessoas. Uma vantagem observada é que se o resultado for positivo, mesmo que não seja um teste confirmatório, ele serve como alerta para que o indivíduo procure realizar outros testes, para de fato confirmar o diagnóstico, e mesmo que não o faça (o que é pouco provável), terá ainda mais cuidado em relação a sua saúde e ao distanciamento social, que está sendo tão aconselhado pelo ministério da saúde, bem como evidenciado seus benefícios em relação ao menor risco de contágio quando adotado, além de o indivíduo ficar mais atento aos sintomas que possa vir a apresentar. Por outro lado, se o resultado for negativo, há necessidade de o paciente estar consciente de que não é um teste absoluto, para que não corra-se o risco deste relaxar em relação aos cuidados, por pensar que está "livre da doença".
-Thaís
Essa medida aprovada pela ANVISA é muito importante para desafogas o sistema de saúde, auxiliando também para uma maior velocidade no diagnóstico e processo de isolamento. O teste rápido, aprovado para ser aplicado nas drogarias e farmácias, não resulta diagnóstico conclusivo, sendo apenas um teste de triagem, porém pessoas que testarem positivo devem começar o processo de quarentena em quanto esperam o resultado do exame molecular (conclusivo), para evitar a possível disseminação da doença.
Paola
é muito bom que as farmácias façam testes rápidos, pois irá agilizar o diagnóstico e diminuir a demanda nos laboratórios.Assim, as farmácias realizam os testes preliminar e os laboratórios ficam mais restritos aos testes comprobatórios.
Por o teste estar disponível nas farmácias/drogarias isso irá facilitar bastante, pois assim caso se tenha alguma suspeita, o acesso ao teste é mais tranquilo, não dependendo apenas de Laboratórios, onde a demanda é maior e também não se tem o resultado na hora. Com isso, caso se obtenha um positivo a pessoa irá se cuidar imediatamente e fazer a quarentena sem que ofereça perigo à terceiros.
Camila Dutra
Acho maravilhosa a aprovação dos testes rápidos de Covid em farmácias, visto que temos uma quantidade enorme de pessoas em busca dos tais. Mesmo com as orientações para todos ficarmos em casa, ainda tem gente que as ignora, trazendo mais chance de risco a quem realmente é do grupo especial. Com uma maior acessibilidade aos testes, acredito que possamos identificar mais rápido os casos positivos, eliminar os negativos e encaminhar aos laboratórios todos os supeitos.
Roseana.
Apesar das limitações destes testes, o teste rápido amplia a testagem no país, diminui a procura por serviços públicos de saúde, não sobrecarrega os hospitais.
E valoriza o profissional farmacêutico, que é habilitado para realizar estes testes.
Natanieli
Com a disponibilização do teste rápido em farmácias, ficará mais acessível o acesso do teste a população, aumentando a testagem no país e nos dando números mais exatos de contaminados pelo vírus. Entretanto, é preciso redobrar o cuidado com os farmacêuticos que ali atuam.
Postar um comentário