12 de abril de 2020



Medicamentos Biológicos. O que são? E qual sua importância?



Normalmente os medicamentos sintéticos são mais conhecidos, são produzidos por meio de processos químicos e normalmente utilizados no atendimento primário da maior parte dos problemas de saúde.
Contudo, nos últimos anos uma nova classe de medicamentos passou a fazer parte do tratamento de doenças complexas – os chamados biológicos, feitos a partir de “organismos vivos”, como bactérias e células, que atuam especificamente em focos de doenças, sem atingir todo o organismo humano. Estes são mais complexos e demoram anos para serem desenvolvidos, utilizados normalmente em terapias contra vários tipos de câncer, artrite reumatoide, linfoma, entre outros.
Medicamentos biológicos simples - são produzidos dentro de uma célula simples, como bactérias ou leveduras. Um exemplo comum deles é a insulina, as eritropoietinas e hormônios de crescimento.
Medicamentos biológicos complexos – a classe desta categoria com mais compostos é conhecida como anticorpos monoclonais. Eles são produzidos a partir de síntese biológica feita em células de mamíferos. São utilizados, por exemplo, para o tratamento de câncer, artrite reumatoide e fibrose cística, entre outras doenças.
A Roche, por exemplo, desenvolveu o primeiro anticorpo monoclonal aprovado no mundo para o tratamento de câncer: especificamente para o tratamento de linfoma de Hodgkin e leucemia. Pesquisas nessa área a tornaram a maior empresa de biotecnologia e inovação em saúde do mundo, com capacidade para desenvolver medicamentos nas áreas de oncologia, hematologia e imunologia, liderando a revolução na medicina que esse tipo de medicamento.

Para saber mais detalhes, acesse os links abaixo:



4 comentários:

Eduarda e Suzele disse...

Os medicamentos biológicos são muito interessantes, afinal são produzidos através de organismos vivos. Pesquisando sobre o assunto encontrei uma curiosidade referente ao seu uso, estes medicamentos não podem ser ingeridos oralmente, pois seriam destruídos pelo sistema digestivo, por este motivo sua administração é endovenosa ou subcutânea. Como é o caso da Insulina e do Hormônio do Crescimento, amplamente utilizados hoje em dia.
- Eduarda

Pesquisandoecontribuindo@gmail.com disse...

A maior parte dos medicamentos biológicos é produzida por meio de uma tecnologia chamada DNA recombinante que modifica geneticamente uma célula para produzir uma determinada proteína,além da insulina temos como exemplo de medicamentos biológicos hormônio do crescimento,citocinas,heparinas dentre outros...

Natália e Carolayne disse...

O uso de medicamentos biológicos é interessante porque pode muitas vezes causarem menos alergia, como é o caso da insulina atual quando comparada a insulina de porco que era utilizada antigamente.

- Natália Wirowski

Pesquisandoecontribuindo@gmail.com disse...

Nos últimos anos os medicamentos biológicos passaram a revolucionar o tratamento de muitas doenças, são produtos inovadores. Enquanto os medicamentos sintéticos são produzidos por meio da manipulação química de substâncias em laboratório, os biológicos são produzidos a partir de células vivas, sendo assim, representando um grande avanço na medicina.
-Liliane Pires

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...