11 de setembro de 2023

Quais doenças os fitoterápicos podem ajudar a tratar ou prevenir?

 Os fitoterápicos podem tratar algumas doenças ou até mesmo preveni-las de acordo com os sintomas apresentados. Citamos como exemplo algumas doenças e fitoterápicos usados para o tratamento:

Estresse e Ansiedade

Alguns sintomas apresentados nesse caso é a sensação de desgaste constante, alteração de sono, tensão muscular, problemas de pele, hipertensão, mudança de apetite, alterações de humor, perda de interesse pelas coisas, problemas de atenção, concentração e memória, preocupações, tensões ou medos. Dessa forma, o fitoterápico indicado é o passiflora incarnata ( Maracujá) que tem ação relaxante do sistema nervoso central ocasionada pelos flavonoides da planta, sua resposta de ação é rápida, com efeito entre 45 minutos a uma hora do uso.

Insônia

Está relacionado a dificuldade de dormir durante a noite, acordar por várias vezes a noite, não sentir-se descansado após uma noite de sono, passar a obter sonolência durante o dia, irritabilidade, transtorno de ansiedade, aumento do risco de adquirir doenças de longo prazo. O fitoterápico indicado é a valeriana officinalis (Erva de São Jorge) que é  um sedativo moderado, auxiliando no tratamento de distúrbios do sono associados à ansiedade, a sua ação já é percebida em 30 minutos a uma hora de ingestão.

Azia e má digestão

Os sintomas de azia geralmente é causado através do refluxo que possui ácido presente no estômago para o esôfago, leva à sensação de queimação na região abaixo do peito. Já a má digestão desencadeia náuseas, distensão abdominal, cólicas, sensação de estômago cheio e regurgitação alimentar. Para tratar esses sintomas podemos usar o fitoterápico maytenus ilicifolia (Espinheira Santa) que também é usado como coadjuvante no tratamento de gastrite e úlcera gastroduodenal, começando agir logo após o uso participando no efeito protetor da mucosa gástrica. Outro medicamento também usado é o cynara scolmmus (Alcachofra) facilita a digestão e alivia o desconforto abdominal, gerado por gases e náuseas resultantes de deficiência na produção e eliminação da bile ou da dificuldade de digerir comidas pesadas e gordurosas. Também pode ser utilizado o peumus boldus (Boldo), que possui atividade antiespasmódica, indicado para o tratamento de distúrbios digestivos leves, na redução de espasmos intestinais tratamento de distúrbios hepatobiliares, atua como estimulante digestivo, auxiliando a digerir os alimentos gordurosos.

Insuficiência venosa Crônica

Devido a má circulação sanguínea o que provoca sinais mais comumente como dores nas pernas, sensação de peso especialmente no fim do dia, inchaço, principalmente ao redor da panturrilha e dos tornozelos, formigamento ou dormência. O aesculus hypocastanum (castanha da índia) é um fitoterápico que proporciona alívio dos sintomas característicos da insuficiência venosa e varizes.

Baixa imunidade

A baixa imunidade leva a uma grande exposição de contrair doenças a partir de microorganismos, desenvolvendo sintomas como infecções, febre, calafrios, diarreias, náuseas e vômitos. Assim pode ser usado para inibir esses sinais a echinacea purpurea (Flor de Cone) que atua no organismo como imunomodulador.

 Tosse

A tosse pode se dar por vários fatores como alérgica ou sazonal, pode ser acompanhada por rouquidão, congestão nasal, dores no peito, dores de garganta, garganta irritada, corrimento nasal, dificuldade em respirar quando não se está realizando esforço. Para tratar esses indícios é indicado a mikania glomerata (Guaco) que promove o relaxamento  da musculatura lisa dos brônquios, auxiliando na eliminação das secreções brônquicas e no combate à tosse, expectorantes e broncodilatador  com ação rápida. Nesse caso, hedera helix (Hera) usada também para o tratamento da tosse possuindo ação expectorante e espasmolítica, levando à diminuição da tosse e da hipersecreção de muco pelas vias aéreas.

Infecção Urinária

Os sinais mais comuns de infecções urinárias é  a dor na região pélvica, ou seja, um desconforto a baixo do abdome, dor ao urinar e em alguns casos pode até obter sangramento. A indicação terapêutica pode ser de arctostaphylos uvae ursi (Uva-ursi) com ação antisséptico das vias urinárias, fazendo a inibição do crescimento das bactérias.

https://guiadafarmacia.com.br/especial/o-que-os-fitoterapicos-podem-tratar/





9 comentários:

kemilyn e silvia disse...

Não sabia que os fitoterápicos podiam tratar tantas enfermidades, como a ansiedade que hoje é uma das enfermidades em alta. (Silvia)

Kemilyn e Silvia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kemilyn e Silvia disse...

Não sabia que os fitoterápicos também podem tratar depressão e ansiedade, acho interessante que possamos ter tratamentos alternativos.(Silvia)

Alyssa Neumann disse...

Atualmente a fitoterapia vem ganhando um espaço bem importante na sociedade, auxiliando em diversos tratamentos e dores crônicas. Além disso, é muito utilizada por ser um medicamento de menor custo. Achei bem interessante o fato dela ser utilizada quando a imunidade da população está baixa, sendo benéfica para o aumento da mesma. Parabéns, meninas! Ótima leitura.

Anônimo disse...

Ainda que já conheçamos bastante sobre os benefícios que algumas plantas podem nos proporcionar, acredito que a fitoterapia ainda guarde uma série de possibilidades terapêuticas. Entretanto, parece que alguns profissionais da saúde ainda a encaram com certo desdém e ceticismo, mesmo que tenha sido a forma como lidávamos com doenças até que os fossem desenvolvidas novas terapias.

A quem possa interessar, deixo abaixo os identificadores de duas revisões sobre o tema:
DOI: 10.1002/ptr.6033
DOI: 10.3390/ijms24054772

- Nathália

Ana e Charlise disse...

O post acima é super importante porque destaca o papel dos fitoterápicos no tratamento e prevenção de várias condições de saúde, oferecendo alternativas naturais para lidar com esses problemas. O conhecimento dessas opções pode ser super valioso para pessoas interessadas em cuidados com a saúde baseadas em plantas.
- Charlise

Gabriel Silva e Hellen Kielermann disse...

Ótimo texto, ele oferece uma visão abrangente sobre como os fitoterápicos são importantes no tratamento e prevenção de várias condições de saúde comuns. Também destaca os fitoterápicos específicos para cada problema de forma muito informativa. Parabéns pelo texto Vitória e Zilda!

- Gabriel Silva

Alessandro e Eduarda disse...

Interessante abordagem sobre o tratamento e prevenção de patologias utilizando medicamentos fitoterápicos. A fitoterapia é uma grande aliada no combate de diversas doenças desde que seu uso seja consciente, uma vez que seu uso exagerado ou até mesmo infusões mal preparadas podem acarretar em diversos efeitos colaterais indesejados, não tratando a patologia e podendo até agravar o quadro.
- Eduarda Benites

Anônimo disse...

Muito bom o texto, conseguimos ver a importância e o papel que o fitoterápicos desempenham no tratamento e prevenção de varias doenças, vejo que ela pode ser uma aliada dos pacientes e profissionais da área da saúde.
- Gabriel garcia

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...